A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA DA MODA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA INTER-RELAÇÃO DO MÉTODO PROJETUAL DE DESIGN COM O CICLO DE MEYER E ZACK

Autores

  • Cibelle Akemi Vallim Fernandes Centro Universitário Cesumar - UniCesumar
  • Rejane Sartori Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI)
  • Nelson Tenório Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI) http://orcid.org/0000-0002-7339-013X

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Palavras-chave:

Gestão do conhecimento. Métodos para design de moda. Ciclo de Meyer e Zack.

Resumo

Na indústria da moda o design é considerado um projeto proveniente da geração de ideias, as quais conduzem a um método projetual de configuração de objetos pensados desde o momento de elaboração até sua aplicação no mercado. Por sua vez, a Gestão do Conhecimento, por meio de seus ciclos, contribui com a melhoria dos processos no intuito de transformá-los em valores competitivos para as organizações, contribuindo para a sistematização do desenvolvimento de produtos na indústria da moda. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa é estabelecer inter-relações entre o método projetual para design com as fases do ciclo da Gestão do Conhecimento de Meyer e Zack. Portanto, esta é uma pesquisa qualitativa e exploratória realizada por meio de levantamento bibliográfico. Os resultados revelam que ao estabelecer inter-relações entre o método projetual e os ciclos da Gestão do Conhecimento de Meyer e Zack, percebe-se que esse método é um agente da Gestão do Conhecimento capaz de capturar, criar, codificar, compartilhar conhecimento. Além disso, essa inter-relação possibilita à organização obter inovação, podendo assim contribuir para o desenvolvimento de produtos a alinhados às expectativas dos clientes.

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Biografia do Autor

Cibelle Akemi Vallim Fernandes, Centro Universitário Cesumar - UniCesumar

Mestre em Gestão do Conhecimento pelo Centro Universitário Cesumar (UniCesumar), Brasil. Professora nos cursos de graduação em moda presencial e EAD da UniCesumar, Maringá, Paraná, Brasil.

Rejane Sartori, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI)

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente permanente do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar). Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá, Paraná, Brasil.

Nelson Tenório, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI)

Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil, com pós-doutorado pela University of Copenhagen e pela IT University of Copenhagen, ambas na Dinamarca e pós-doutorado pela Université de Technologie de Troyes (UTT), França. Docente permanente do Programa de Mestrado em Gestão do Conhecimento nas Organizações do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar). Pesquisador do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), Maringá, Paraná, Brasil.

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Publicado

22-04-2019

Como Citar

Fernandes, C. A. V., Sartori, R., & Tenório, N. (2019). A GESTÃO DO CONHECIMENTO NA INDÚSTRIA DA MODA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DA INTER-RELAÇÃO DO MÉTODO PROJETUAL DE DESIGN COM O CICLO DE MEYER E ZACK. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(1), 154–168. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles