CONTRIBUIÇÕES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n1Palavras-chave:
Educação a distância, Aprendizagem organizacional, Tecnologias da informação e comunicação.Resumo
O conhecimento possibilita a inovação das organizações. Diante desta realidade é fundamental desenvolver ações educativas que favoreçam a aprendizagem dos colaboradores. Neste contexto, o objetivo desta pesquisa é analisar de que forma os cursos na modalidade a distância contribuem com a aprendizagem na organização, a partir da percepção dos servidores técnico-administrativos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Utilizou-se uma combinação das abordagens quanti-qualitativa. Quanto aos meios, a pesquisa foi de campo, classificada quanto aos fins como exploratória e descritiva, o instrumento para coleta de dados ocorreu por meio de um questionário, em que as perguntas foram baseadas no nível aprendizagem, pertencente ao modelo de avaliação de treinamento de Kirkpatrick, para analisar os dados foi empregado o teste de normalidade Shapiro-wilk e a análise de conteúdo com a técnica de categorização. No que se refere aos resultados, ficou evidente que existe normalidade na distribuição dos dados e que a partir de tais cursos os servidores mencionados expandiram os seus conhecimentos, apresentaram uma evolução das suas habilidades e atitudes, porém sugeriram melhorias no processo com relação a interação, divulgação, infraestrutura do ambiente de trabalho, liderança e cultura organizacional. Concluímos que os cursos EaD contribuem com a aprendizagem organizacional da UFPB e que é necessário uma efetiva gestão do conhecimento para que este venha ser bem aproveitado. Esperamos que o estudo contribua com o fortalecimento dos cursos EaD no âmbito da referida instituição.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-04-2018
Como Citar
Araújo, D. G. de, & Dias, G. A. (2018). CONTRIBUIÇÕES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(1), 191–209. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n1
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles