MEMÓRIA ORGANIZACIONAL, GESTÃO DO CONHECIMENTO E COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n1Palavras-chave:
Memória Organizacional, Partilha do Conhecimento, Comportamentos de Cidadania OrganizacionalResumo
Para obterem vantagens competitivas e assim realizarem a sua missão, as empresas e as organizações precisam de criar, usar e preservar uma memória dos conhecimentos acumulados no histórico da organização e nos processos organizacionais. Neste texto, utilizando uma metodologia de revisão de literatura de natureza narrativa, aborda-se o conceito de memória organizacional (MO), enquanto conhecimento organizacional que integra experiências passadas, arquivadas e vividas no contexto das organizações. Chama-se a atenção para a importância de preservar esta memória e para a necessidade de partilhar e manter o conhecimento dentro da organização, independentemente da rotatividade dos seus elementos. Evidencia-se a importância da partilha de conhecimento na construção e preservação da memória organizacional, destacando-se o papel desempenhado por duas variáveis essenciais: os comportamentos de cidadania organizacional e a confiança. Sugerem-se ainda algumas orientações estratégicas para a promoção de boas práticas de gestão do conhecimento e de construção da memória nas organizações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
30-04-2018
Como Citar
Costa Neves, P. M., & Cerdeira, J. P. (2018). MEMÓRIA ORGANIZACIONAL, GESTÃO DO CONHECIMENTO E COMPORTAMENTOS DE CIDADANIA ORGANIZACIONAL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(1), 3–19. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n1
Edição
Seção
Artigos de Revisão | Review Articles