ECONOMIA DA INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA: CASO DO MUNICÍPIO DE CURITIBA
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1Palavras-chave:
Economia da Inovação. Cidade Digital Estratégica. Ecossistemas de Inovação. Economia do Conhecimento.Resumo
O objetivo deste artigo é compreender como a adoção de um modelo de cidade digital estratégica pode contribuir para o desenvolvimento da economia da inovação baseada no conhecimento no contexto urbano. A fundamentação teórica explora os conceitos de Gestão e Planejamento Municipal, Economia da Inovação, Cidade Inteligente e Cidade Digital. A pesquisa foi dividida em três fases distintas: preparação da pesquisa, a coleta de dados e análise dos dados coletados, com base na análise de um estudo de caso no município de Curitiba. A existência de estratégias municipais, informações e serviços públicos eletrônicos para os cidadãos caracterizam Curitiba como uma cidade digital estratégica. Os resultados demonstram que em Curitiba, o conceito de cidade digital tem como premissa estabelecer condições para o desenvolvimento de atividades econômicas voltadas à tecnologia da informação, gerando uma infraestrutura necessária para o atendimento dos requisitos para o incentivo da economia da inovação baseada no conhecimento. A conclusão, no entanto, demonstra que além da infraestrutura necessária, também é fundamental um planejamento estratégico municipal que oriente a implantação dos ecossistemas de inovação como forma de alavancar a economia urbana baseada no conhecimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-04-2019
Como Citar
Sá, D., & Rezende, D. A. (2019). ECONOMIA DA INOVAÇÃO NO CONTEXTO DA CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA: CASO DO MUNICÍPIO DE CURITIBA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(1), 62–81. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles