“DO SEGREDO AO ACESSO”: ENTRE A CUSTÓDIA DOCUMENTAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO À LUZ DOS PARADIGMAS ARQUIVÍSTICOS

Autores

  • Juliana Ferreira Marques Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)
  • José Washington de Morais Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) http://orcid.org/0000-0002-7481-5902

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Palavras-chave:

Arquivologia, Paradigmas, Custódia documental, Gestão da Informação.

Resumo

Em um contexto de evolução científico-tecnológica, em que a informação e a comunicação reconfiguram as relações entre sujeitos e organizações que têm, cada vez mais, migrado para a esfera das redes, campos do conhecimento estão (re)definindo fundamentos sobre seu objeto de estudo. Alicerçada em bases memorialísticas, a Arquivologia subsidiou-se na “guarda”, cujo relevo historicista desdobra tendências, modelos e atividades de tratamento documental, substanciado por um paradigma conhecido como “histórico-custodial”. Com o hiperdesenvolvimento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), desdobradas pela convergência midiática nessa fase da sociedade em rede, a Arquivologia também se pauta em outro parâmetro de reflexão e atuação: o da gestão arquivística, cujo processo político desdobra tendências, modelos e atividades de acesso à informação, subsidiados por um paradigma conhecido como “pós-custodial”. Devido a essas duas perspectivas que coexistem no território da Arquivística contemporânea e dividem opiniões, esta pesquisa promoveu um diálogo sobre a relação dualista entre os dois paradigmas, estabelecida ao longo do processo de desenvolvimento histórico da Arquivologia, e apresentou considerações sobre o fortalecimento de uma episteme que reforce os horizontes da Arquivologia, na perspectiva de um conhecimento científico transdisciplinar e autônomo. Trata-se de uma pesquisa teórico-exploratória e de abordagem qualitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Ferreira Marques, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Mestre em Gestão das Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; assessora de Comunicação da Universidade Estadual da Paraíba. (E-mail: julifmarques@gmail.com)

José Washington de Morais Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB)

Doutor em Educação. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação Gestão em Organizações Aprendentes (PPGOA) – UFPB. (E-mail: washi_med@yahoo.com.br).

Downloads

Publicado

26-12-2018

Como Citar

Marques, J. F., & Medeiros, J. W. de M. (2018). “DO SEGREDO AO ACESSO”: ENTRE A CUSTÓDIA DOCUMENTAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO À LUZ DOS PARADIGMAS ARQUIVÍSTICOS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(3), 4–19. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8n3

Edição

Seção

Artigos de Revisão | Review Articles