O CONHECIMENTO SOBRE A PLATAFORMA LATTES (CNPq) NUMA PERSPECTIVA SISTÊMICA: FUNDAMENTOS E LACUNAS PARA ESTUDOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Letícia Silvana dos Santos Estácio Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • William Barbosa Vianna UFSC
  • Vinicius Medina Kern Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Palavras-chave:

Gestão da Informação. Plataforma Lattes. Abordagem sistêmica.

Resumo

O objetivo do artigo é identificar um portfólio bibliográfico básico, relevante e interdisciplinar sobre a Plataforma Lattes com vistas ao desenvolvimento de estudos que a considerem como fonte de informação numa perspectiva sistêmica. As Plataformas de Dados Web of Science e Scopus foram eleitas para a busca de artigos científicos relacionados ao tema de pesquisa por sua amplitude e representatividade. Na primeira etapa foram definidas as palavras-chave “Lattes Platform”, “Systemism”, “Plataform-government” e “Information Systems” e a seleção do portfólio foi baseada numa visão sócio-técnica. Os resultados identificaram um conjunto de artigos interdisciplinares, periódicos e autores que fundamentam os estudos sobre o assunto, bem como evidenciaram uma importante lacuna para Ciência da Informação que é a carência de estudos que considerem a plataforma como objeto de estudo na visão de seus usuários.

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Biografia do Autor

Letícia Silvana dos Santos Estácio, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Mestre em Ciência da Informação pela UFSC (2016). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela UFSC (2015). Bacharel em Biblioteconomia pela UFSC (2012). Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Linha de pesquisa: Organização, representação e mediação da informação e do conhecimento, Eixo: Produção e comunicação da informação. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Informação, Tecnologia e Sociedade (GRITS). Atua nos Estudos métricos da Informação, Competência em Informação, Biblioteca Escolar e Comunicação Científica

William Barbosa Vianna, UFSC

Professor do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de  Santa Catarina. Área de Gestão da Informação

Vinicius Medina Kern, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Ciência da Informação. Principais interesses: revisão por pares, comunicação científica, modelagem de sistemas, sistemas de informação, sistemismo de Mario Bunge. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia, Biblioteconomia e Ciência da Informação e dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIN) e Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC). Membro do grupo de pesquisa <a href="http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0253206695837277" target="_blank">Informação, Tecnologia e Sociedade</a>. Doutor em Engenharia de Produção (UFSC, 1997) com estágios como pesquisador visitante na Virginia Tech (1994-95, bolsa: CNPq) e como pesquisador convidado no National Institute of Standards and Technology (1996, bolsa: NIST). Conduziu pesquisa de pós-doutorado sênior no Consejo Superior de Investigación Científica, Instituto de Filosofia, em Madri-Espanha, de março de 2015 a fevereiro de 2016 (bolsa: CAPES).

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Publicado

22-04-2019

Como Citar

Estácio, L. S. dos S., Vianna, W. B., & Kern, V. M. (2019). O CONHECIMENTO SOBRE A PLATAFORMA LATTES (CNPq) NUMA PERSPECTIVA SISTÊMICA: FUNDAMENTOS E LACUNAS PARA ESTUDOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(1), 198–211. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles