AS PARCERIAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ASSOCIAÇÕES DA ÁREA DA SAÚDE

Autores

  • Lúcio José Rangel Faculdade Canção Nova. Professor da Faculdade Canção Nova, Organização Guará de Ensino - Faculdades Nogueira da Gama.
  • Lourival da Cruz Galvão Júnior Universidade de Taubaté
  • Moacir José dos Santos Universidade de Taubaté/Centro Universitário Módulo - Caraguatatuba/SP

Resumo

O Terceiro Setor depara-se atualmente com inovações legislativas e exigências relacionadas às parcerias com a administração pública oriundas do marco regulatório das organizações da sociedade civil. O fato norteia este trabalho, que analisa os elementos de gestão e de marco regulatório em parcerias entre três associações da área da saúde da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte com a administração pública, visando verificar a contribuição dessa sinergia para o desenvolvimento regional. A metodologia segue abordagem qualitativa exploratória, procedimento documental, estudo de multicasos e entrevistas semiestruturadas. Os documentos foram selecionados a partir da sua representatividade para a estruturação do terceiro setor. Os resultados das entrevistas foram analisados sob o método reflexivo e comparados com as exigências pertinentes às mudanças efetuadas no marco regulatório. O estudo evidenciou que as organizações de Terceiro Setor revelam gestão administrativa estruturada, mas especificidades advindas do marco regulatório geram entraves relacionados à administração pública. Observou-se ainda nas parcerias elementos da gestão administrativa nas entidades pesquisadas, que contribuem para o desenvolvimento regional por serem empregadoras e prestadoras de serviços em saúde e por manterem laços com a sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcio José Rangel, Faculdade Canção Nova. Professor da Faculdade Canção Nova, Organização Guará de Ensino - Faculdades Nogueira da Gama.

Pesquisador Institucional (PI) da Faculdade Canção Nova. Professor da Faculdade Canção Nova, Organização Guará de Ensino - Faculdades Nogueira da Gama.

Lourival da Cruz Galvão Júnior, Universidade de Taubaté

Jornalista, Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Professor do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional – Universidade de Taubaté-UNITAU (www.unitau.br). E-mail: galvaojr@uol.com.br

Moacir José dos Santos, Universidade de Taubaté/Centro Universitário Módulo - Caraguatatuba/SP

Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Rangel, L. J., Galvão Júnior, L. da C., & Santos, M. J. dos. (2019). AS PARCERIAS ENTRE A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E ASSOCIAÇÕES DA ÁREA DA SAÚDE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(3), 47–63. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/41225

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles