A GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE: O CASO DA BHS COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA – EPP
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Inovação, Patentes.Resumo
O artigo busca entender como é realizada a gestão do conhecimento em uma empresa de pequeno porte, que gerou uma inovação que culminou em depósito de patente. Foi realizada pesquisa dentre as empresas participantes do Projeto Piloto de Exame Prioritário de Patentes, do ano de 2016, ano de criação do projeto, do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Dentre as empresas participantes do projeto, foi entrevistada a empresa BHS, por ter depositado mais de um pedido de patente. Para esse estudo de caso, foi realizada entrevista pessoal, com um dos diretores e sócio da empresa, nas instalações em São Paulo, em 2018. A entrevista permitiu concluir que a empresa realiza internamente a gestão do conhecimento, embora sem que haja metodologia específica, porém valoriza o conhecimento científico advindo de profissionais altamente capacitados, como mestres e doutores e entende a crucial importância da gestão do conhecimento no desenvolvimento de inovações. As inovações desenvolvidas pela empresa são produtos de média e alta complexidade, e que por conta disso requerem profissionais altamente capacitados, durante a pesquisa e desenvolvimento. Para busca desses profissionais, utiliza-se de mecanismos como a interação entre a empresa e a universidade e também procura outras parcerias e associações, até mesmo com outras empresas. Dessa forma, a empresa pode inovar nos seus produtos e processos, a ponto de culminar em um depósito de patente. A pesquisa demonstrou a importância da parceria com a universidade e o grande envolvimento com a gestão do conhecimento com a valorização do conhecimento dos seus profissionais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-10-2018
Como Citar
Oliveira, C. L. R. de, & Cribb, A. Y. (2018). A GESTÃO DO CONHECIMENTO PARA O DESENVOLVIMENTO DE INOVAÇÕES EM UMA EMPRESA DE PEQUENO PORTE: O CASO DA BHS COMÉRCIO DE PRODUTOS PARA SAÚDE LTDA – EPP. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(Esp.), 4–20. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles