RELAÇÕES ENTRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A GESTÃO DA QUALIDADE NO ÂMBITO DA NOVA REVISÃO DA ISO 9001:2015

Autores

  • Leonardo Souza Reis Figueiredo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luciana Machado Schmidt Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.
  • Gregório Jean Varvakis Rados Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Gestão da Qualidade, ISO 9001, ISO 9000

Resumo

No contexto de uma nova revisão da ISO 9001, efetivada em 2015, procurou-se correlacionar os conceitos de Gestão do Conhecimento e Gestão da Qualidade, mediados pela norma padronizadora ISO 9001. O objetivo do presente trabalho é investigar as relações entre Gestão do Conhecimento e Gestão da Qualidade no âmbito da nova revisão da ISO 9001:2015, a partir de uma análise teórica de publicações científicas internacionais datadas de 2003 até agosto de 2018, nas bases de dados da Scopus e da DOAJ – Directory of Open Access Journals. Após a análise, foram encontradas três categorias principais: 1) Melhoria da Gestão do Conhecimento a partir da Gestão de Qualidade; 2) Melhoria da Gestão de Qualidade a partir da Gestão do Conhecimento; 3) Relação de complementaridade entre Gestão do Conhecimento e Gestão de Qualidade. Buscou-se ainda explicitar quais as categorias específicas que foram investigadas nos estudos sobre Gestão de Conhecimento e Gestão da Qualidade, suas metodologias e resultados obtidos. Os estudos selecionados podem ser considerados heterogêneos. Seus resultados complementam-se, mas não são idênticos. Uma das razões para isso parece ser o uso de diferentes metodologias e categorias de análise. Além da Gestão de Qualidade e Gestão de Conhecimento, os autores selecionados pesquisaram diversas padronizações ISO, e construtos diversos como Capital Intelectual, Balanced Scorecard, CMM e transferência de conhecimento. Como sugestões para futuras pesquisas, as relações entre estes construtos e a Gestão de Conhecimento e a Gestão de Qualidade necessita ser melhor explorada e especificada. Tanto estudos de caso, quanto investigações experimentais são indicados.

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Biografia do Autor

Leonardo Souza Reis Figueiredo, Universidade Federal de Santa Catarina

Engenharia e Gestão do Conhecimento

Luciana Machado Schmidt, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Gregório Jean Varvakis Rados, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Manufacturing Engineering pela Loughborough University, Inglaterra. Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil

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Publicado

31-10-2018

Como Citar

Figueiredo, L. S. R., Schmidt, L. M., & Varvakis Rados, G. J. (2018). RELAÇÕES ENTRE A GESTÃO DO CONHECIMENTO E A GESTÃO DA QUALIDADE NO ÂMBITO DA NOVA REVISÃO DA ISO 9001:2015. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 8(Esp.), 55–69. https://doi.org/10.21714/2236-417X2018v8nEsp.

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles