INSERÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ESTUDOS BRASILEIROS EM BASES DE DADOS CIENTÍFICAS
Resumo
O artigo objetiva apresentar uma análise bibliométrica sobre o tema inserção profissional nos estudos brasileiros, em cinco bases de dados e sem delimitação de série-histórica. Uma busca preliminar em tais bases dados aponta 571 artigos que possuem relação com o tema, porém, somente 51 estudos são considerados válidos: quatro artigos da base SPELL, 22 artigos da SciELO, três artigos da PePSIC e 22 artigos do portal de periódicos CAPES. Nenhum artigo da base de dados EBSCO atende ao tema e aos critérios estabelecidos na pesquisa. Os trabalhos analisados, independente do ano de publicação ou do cenário socioeconômico que os circundam, problematizam a crise do mercado de trabalho e da educação, a juventude sob o olhar das desigualdades sociais e econômicas, as iniciativas privadas e públicas, especificamente políticas públicas educacionais e profissionais com atendimento prioritário à camada juvenil de baixa renda; e as identidades, expectativas e experiências profissionais. Contudo, sente-se falta de um avanço no campo, isto é, estudos que renovem as perspectivas de entendimento ou que concentrem ainda mais seus esforços nas realidades investigadas. Percebe-se a possibilidade de associação da teoria de inserção francesa com outros quadros teóricos, pois permite analisar múltiplos grupos sociais.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-12-2019
Como Citar
Moraes, J. P., & Rocha-de-Oliveira, S. (2019). INSERÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS ESTUDOS BRASILEIROS EM BASES DE DADOS CIENTÍFICAS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(3), 81–101. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/42393
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles