PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROGRAMAS AMBIENTAIS DO RITO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE COMPLEXOS EÓLICOS

Autores

  • Marcus Phoebe Farias Hinnig Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia de Sá Freire Universidade Federal de Santa Catarina
  • Eduardo Juan Soriano-Sierra Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Palavras-chave:

Políticas públicas, Gestão do Conhecimento, Energia Eólica, Licenciamento Ambiental, Brasil

Resumo

O licenciamento ambiental é necessário para a implantação de empreendimentos que possam gerar impactos ao meio ambiente. Dentre estes empreendimentos, destacam-se os de infraestrutura e obras de grande vulto, como o caso de complexos eólicos. Para que estas obras sejam implantadas é necessário que se cumpra com diversas condicionantes ambientais exigidas pelo órgão licenciador, onde uma das ações é a execução de programas ambientais. Para a execução dos programas ambientais, a equipe de meio ambiente necessita replicar conhecimentos adquiridos em obras anteriores ou ainda consultar a base de dados disponível no órgão ambiental, todavia é comum se desperdiçar conhecimento. A Gestão do Conhecimento tem como objetivo administrar o conhecimento de forma eficiente, possibilitando às organizações trabalhar mais e melhor. O objetivo deste trabalho é identificar práticas de gestão do conhecimento utilizadas por coordenadores de programas ambientais durante o rito do licenciamento ambiental de complexos eólicos. Esta pesquisa aplicada possui abordagem predominantemente qualitativa com finalidade descritiva. O procedimento de pesquisa utilizado é o estudo de caso, fazendo-se o uso de questionários como instrumentos de coleta de dados junto à executores de programas ambientais de dois projetos de construção de complexos eólicos. Como resultado da pesquisa, além da identificação de barreiras e facilitadores para gestão do conhecimento no licenciamento ambiental, verifica-se a necessidade de melhorar a disponibilização de dados, informações e conhecimentos relativos aos resultados de estudos e programas ambientais já realizados.

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Biografia do Autor

Marcus Phoebe Farias Hinnig, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina MBA e Gerenciamento de Projetos pela UNIVALI Engenheiro Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina

Patrícia de Sá Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC/UFSC Programa de Pós Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação - MGA/UFSC Núcleo de Engenharia da Integração e Governança do Conhecimento - ENGIN/UFSC/CNPQ Núcleo de Estudos em Inteligência, Gestão e Tecnologia da Inovação - IGTI/ UFSC/ CNPQ Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional - KLOM/UFSC/CNPQ

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Publicado

22-04-2019

Como Citar

Hinnig, M. P. F., Freire, P. de S., & Soriano-Sierra, E. J. (2019). PRÁTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM PROGRAMAS AMBIENTAIS DO RITO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL DE COMPLEXOS EÓLICOS. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(1), 266–284. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1

Edição

Seção

Memória de Evento Científico-Profissional