O USO DE ONTOLOGIAS NO REGISTRO DE LIÇÕES APRENDIDAS EM PROJETOS GERENCIADOS COM SCRUM
DOI:
https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento. Gestão de Projetos. Scrum. Lições Aprendidas. Ontologia.Resumo
O objetivo deste artigo é discorrer como, por meio do uso de ontologias como suporte à aplicação de métodos de apuração de lições aprendidas, pode ser estabelecida uma relação entre Gestão do Conhecimento e Gestão de Projetos gerenciados segundo os preceitos do Scrum. Neste intuito, é realizada uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, buscando textos em bases de dados, livros e periódicos eu abordam as temáticas estudadas. Foram encontrados textos na Ciência da Informação, Ciência da Computação e Administração de Empresas que tratam de aspectos do relacionamento entre os temas pesquisados. A análise da literatura mostra que a Gestão do Conhecimento e a Gestão de Projetos são atividades complementares, que possuem pontos de encontro orientados ao fortalecimento do aprendizado e, portanto, devem ser conduzidas de maneira integrada, através de indivíduos, medidas organizacionais e tecnologias da informação e comunicação. Como parte da análise dos resultados é construído um mapa conceitual para ilustrar como os temas estudados se relacionam. O estudo conclui que o uso de ontologias favorece a aplicação de métodos de registro de lições aprendidas em projetos gerenciados através do Scrum, para validar, organizar e representar o considerável conhecimento tácito que é comumente empregado nestes projetos.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22-04-2019
Como Citar
Ramos Júnior, M. A. C., & Cianconi, R. de B. (2019). O USO DE ONTOLOGIAS NO REGISTRO DE LIÇÕES APRENDIDAS EM PROJETOS GERENCIADOS COM SCRUM. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 9(1), 82–100. https://doi.org/10.21714/2236-417X2019v9n1
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles