Instrumentos tecnológicos para capacitação na gestão de risco de desastres
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12n3.48324Palavras-chave:
TIC, Ferramentas educacionais, Geração de conhecimentoResumo
O objetivo desta pesquisa é identificar ao nível nacional e internacional, tecnologias da informação e comunicação que contribuam para que a educação ambiental auxilie na formação em gestão de risco de desastres. Para atingir este objetivo foi realizado pesquisa quali-quantitativa englobando estudos de 2007 até 2017. Com a análise dos artigos selecionados, desenvolveu-se um quadro síntese sobre as ferramentas tecnológicas, representando sua aplicabilidade e averiguando suas contribuições perante as práticas educativas. Com estes dados é possível observar o emprego de ambientes virtuais, blogs, vídeos educativos, simulações, realidade virtual e virtual aumentada para abordar a temática dos desastres. Apesar de comprovada a existência de diferentes ferramentas para capacitação, no aspecto da replicação, cabe destacar que na maioria dos estudos, há falta de informações básicas sobre as ferramentas impossibilitam o emprego das tecnologias da informação e comunicação nos contextos educacionais.