COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO JUNTO AOS GESTORES DAS EMPRESAS DO SETOR DE LAVANDERIA DE BENEFICIAMENTO TÊXTIL

Autores

  • Letícia Barbosa de Mélo Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA).
  • Jose Lindenberg Julião Xavier Filho Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA). https://orcid.org/0000-0002-0215-4738
  • Elielson Oliveira Damascena Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.48446

Palavras-chave:

Associação das Lavanderias de Caruaru. Competências gerenciais. Educação formal. Experiência professional. Experiência social.

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é analisar as competências gerenciais presentes nos proprietários das lavanderias de beneficiamento têxtil participantes da Associação das Lavanderias de Caruaru (ALC). Para alcançar esse objetivo foi feito o uso do entendimento de Quinn (1988) com relação as competências gerenciais, que envolve oito papéis de líderes desenvolvidos pelos gestores. Foi aplicado um questionário junto aos empresários participantes da Associação das Lavanderias de Caruaru que contou com 22 respondentes de um total de 33 associados, no mês de maio de 2019, com o questionário sendo adaptado da pesquisa de Comin et al. (2017). Como resultados encontrou-se que as competências gerenciais se mostram desenvolvidas no grupo de empresários, tendo a experiência profissional e social contribuindo com o desenvolvimento das competências gerenciais, resultado diferente da relação entre a educação formal e continuada que não se relacionou ao desenvolvimento de tais competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Letícia Barbosa de Mélo, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Graduação em Administração, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/CAA).

Jose Lindenberg Julião Xavier Filho, Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Doutor em Administração (UFPE), Mestre em Administração e Controladoria (UFC), MBA em Gestão Estratégia de Negócios (UFAL), Graduado em Administração (AESGA/FAGA) e Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Elielson Oliveira Damascena, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Doutor em Administração (Propad/UFPE-2017). Mestre em Administração (Propad/UFPE-2013). Bacharel em Administração (Univasf-2009). Atuou como Administrador, na Diretoria de Planejamento-Diplan (2012-2013), no Instituto Federal do Sertão de Pernambuco - IF-Sertão. Atuou como Professor Substituto (Univasf-2010). Revisor de periódicos nacionais como Organização & Sociedade, Gestão.Org e Journal of Perspectives in Management-JPM. Possui artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais. Áreas de interesse: comportamento do consumidor, atmosfera de varejo, pesquisa transformativa do consumidor, inovação.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

Mélo, L. B. de, Xavier Filho, J. L. J., & Damascena, E. O. (2020). COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO JUNTO AOS GESTORES DAS EMPRESAS DO SETOR DE LAVANDERIA DE BENEFICIAMENTO TÊXTIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(3), 75–100. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.48446

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles