SMART CAMPUS NO BRASIL: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DAS IFES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.48609

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi de investigar a percepção dos gestores das instituições federais de ensino superior do Brasil sobre o conceito e a criação de um smart campus. Os últimos vinte anos apresentaram uma evolução na área das tecnologias da informação e da comunicação, que vem promovendo importantes mudanças na forma de trabalho das pessoas, no transporte, na comunicação, na educação, no setor industrial etc. O smart campus é um conceito emergente, que se originou no conceito de smart cities, o qual aplica nas cidades as referidas tecnologias, com o objetivo de enfrentar os desafios e as oportunidades cotidianos. Nesse contexto, o campus é visto como uma cidade e enfrenta problemas similares aos de uma cidade convencional. Trata-se de uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada com gestores de 27 instituições, durante o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (FORPLAD). Foram analisadas seis dimensões sobre o smart campus: importância; conhecimento dos gestores sobre smart campus; estrutura da instituição; gestão; equipe e resultados esperados do smart campus. Trata-se de um tema de pesquisa recente, e isso se reflete nos resultados, pois a maioria dos gestores desconhecem o conceito, porém tem uma percepção geral muito positiva sobre a criação do smart campus em suas instituições. Os estudos sobre smart campus se concentram nas áreas de tecnologia, todavia podem ser uma oportunidade de pesquisa para a área da Administração, focando, sobretudo, estudos a respeito da governança do smart campus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira, Universidade Federal da Paraíba

Departamento de Ciência da Informação

Downloads

Publicado

29-12-2020

Como Citar

Rodrigues Bandeira, L. K., & Araújo Neto, M. de S. (2020). SMART CAMPUS NO BRASIL: A PERCEPÇÃO DOS GESTORES DAS IFES. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(3), 189–204. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.48609

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles