O que é um Smart Campus?

Autores

  • Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira Universidade Federal da Paraíba
  • Mario de Sousa Araújo Neto Universidade Federal de Campina Grande https://orcid.org/0000-0001-9663-7038

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar o conceito de smart campus e suas abordagens. O modelo de smart campus é uma evolução na indústria da educação baseado, sobretudo, na internet das coisas e no conceito de smart city. Este estudo é de natureza exploratória e qualitativa. Realizou-se uma busca, que resultou em 36 artigos escolhidos, em 16 dos quais foi identificado o conceito de smart campus. As publicações sobre o tema se concentram nas áreas da tecnologia, ou seja, nas Engenharias, na Ciência da Computação, na Tecnologia da Informação, etc. Trata-se de um modelo muito complexo, com foco em diferentes necessidades, como ensino, aprendizagem, segurança, gestão da informação, base de dados, mas que ainda tem poucos estudos na área de Administração ou da Ciência da Informação, por exemplo. Entende-se que a gestão deve ser um fator fundamental para o smart campus, o que evidencia a necessidade de mais estudos na área. A metodologia adotada identificou um gap teórico em, pelo menos, duas áreas e define propostas de pesquisa para preencher essa lacuna, sobretudo, na literatura referente à Administração e à Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucilene Klenia Rodrigues Bandeira, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Administração Estratégica pela Université Pierre Mendes France, França. Professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Mario de Sousa Araújo Neto, Universidade Federal de Campina Grande

Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade do Porto, Portugal.

Downloads

Publicado

28-04-2022

Como Citar

Rodrigues Bandeira, L. K., & Araújo Neto, M. de S. (2022). O que é um Smart Campus? . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(1), 175–188. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/48610

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles