A APRENDIZAGEM VISANDO A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE EM TEMPOS DE INFOESFERA

Autores

Resumo

A sociedade, historicamente, incorpora para si os seus próprios avanços e assim se reconfigura para melhor usufruir desse novo espectro. A sociedade da informação e do conhecimento é a nova reconfiguração social que se apresenta no século XXI. Nessa nova sociedade não basta mais apenas ser alfabetizado, aprender a ler, estudar em livros para a prova, saber tabuadas e estar presente na escola. Ela usa novos recursos de aprendizagem que se juntam ou substituem os anteriores, ela não descarta as novas tecnologias como recurso para aprender e exige do cidadão uma nova competência: a competência em informação. Um cidadão “alfabetizado” em informação e nos recursos que permitem acessar e usar as informações e conhecimentos disponíveis, incluindo as novas tecnologias, especialmente as de informação e comunicação. Por isso a relação aprendiz e aprendizado está se reconfigurando e agora precisa desenvolver o cidadão para torná-lo competente em informação. E para ser e se manter competente em informação não basta aprender e apreender: é preciso aprender por toda a vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Vilmar Satur, UFPB - Universidade Federal da Paraíba

Professor do Departamento de Mediações Interculturais da UFPB. Pós-Doutoramento na Universidade do Porto (Portugal) Doutor em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB/Brasil), Mestre em Economia, Especialista em Comércio Exterior, Bacharel em Administração e Bacharel em Economia.

Armando Malheiro da Silva, de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Professor Catedrático do Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutor em História Contemporânea de Portugal pela Universidade do Minho e graduado em História pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa. Tem pós-graduação em Biblioteconomia e Arquivologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. CoDiretor do Programa Doutoral Informação e Comunicação em Plataformas Digitais, realização conjunta da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Pelo seu trabalho de décadas dedicado à Ciência da Informação e Documentação, Arquivologia, Museologia, Comunicação, Literacia da Informação e Plataformas Digitais tem atuado como conferencista, professor convidado, pesquisador-colaborador, orientador e consultor ad hoc em diversas universidades do exterior e também nas universidades portuguesas (Universidade de Coimbra, Universidade do Minho, Universidade de Évora e Universidade Católica Portuguesa. Membro do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória) onde desenvolve trabalho como investigador. Autor de diversas obras nas Ciências Sociais e Ciências Humanas, especialmente as voltadas para a Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

24-03-2020

Como Citar

Satur, R. V., & Armando Malheiro da Silva. (2020). A APRENDIZAGEM VISANDO A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE EM TEMPOS DE INFOESFERA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(Especial), 2–22. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/48660