CONVERGÊNCIAS E ENTRELACES ENTRE MEDIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO

INDÍCIOS E PERSPECTIVAS APRESENTADOS NA LITERATURA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Luciana de Albuquerque Moreira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Monica Marques Carvalho Gallotti Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de analisar as convergências entre as áreas de gestão da informação e mediação da informação, a partir da análise dos artigos científicos que tratam sobre esses temas na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação. A metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, e os dados foram analisados por meio da abordagem qualitativa e da técnica de análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou que a maioria dos pesquisadores trata a mediação e a gestão como elementos que mantêm algum nível de aproximação, mas, em seus estudos, focalizam uma ou outra temática, sem fazer uma interligação entre elas. As comunicações focalizaram a gestão da informação ou mediação da informação. Em alguns casos, esses temas foram apresentadas de maneira subliminar. Assim, defende-se a relevância do desenvolvimento de estudos que conduzam a gestão com base nos fundamentos propostos pela mediação da informação, o que poderá ampliar a perspectiva que o gestor terá do seu fazer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana de Albuquerque Moreira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto-Portugal, com graduação e mestrado em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, com atuação na graduação em Biblioteconomia e também no Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento-PPGIC/UFRN.

Monica Marques Carvalho Gallotti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto-Portugal, reconhecido em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Possui Mestrado em Ciência da Informação e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta, lotada no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atua Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento-PPGIC/UFRN.

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Downloads

Publicado

24-03-2020

Como Citar

Luciana de Albuquerque Moreira, Monica Marques Carvalho Gallotti, & Santos, R. do R. (2020). CONVERGÊNCIAS E ENTRELACES ENTRE MEDIAÇÃO E GESTÃO DA INFORMAÇÃO: INDÍCIOS E PERSPECTIVAS APRESENTADOS NA LITERATURA DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(Especial), 54–71. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/49448