CONTEÚDOS EMERGENTES DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL
Resumo
Aborda a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento nos cursos de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil. Objetiva analisar os conteúdos das disciplinas sobre Gestão da Informação e da Gestão do Conhecimento ofertadas nos cursos de pós-graduação em Ciência da Informação. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com abordagens quantitativa e qualitativa, do tipo documental realizado no ambiente da web. Adota como universo as instituições de ensino superior que oferecem cursos de pós-graduação em Ciência da Informação. Dessa maneira, considera a necessidade de trabalhar com a totalidade das universidades que oferecem o mencionado curso, para atingir uma análise mais ampla e resultados mais satisfatórios. Para organização e análise dos dados adota o método de análise de conteúdo. Os resultados obtidos relatam que os programas, na maioria, denominam-se de Ciência da Informação, suas linhas de pesquisa incorporam a Gestão da Informação e a Gestão do Conhecimento em seus estudos que vêm sendo ofertados nos níveis de mestrado (acadêmicos e profissionais) e doutorado. Os eixos-temáticos pertinentes à disciplina de Gestão da Informação e do Conhecimento são predominantes em cursos com alta avaliação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e tem grande predominância dos conteúdos das disciplinas em estudo. Apresenta perspectivas positivas em relação às abordagens que estão sendo inseridas nos cursos de pós-graduação em Ciência da Informação no Brasil e propõe conteúdos emergentes aos cursos dos Programas que ainda não ofertam o eixo-temático analisado.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
24-03-2020
Como Citar
Duarte, E. N., de Brito Feitoza, R. A., Ferreira Monteiro, M., & Pereira de Lima, A. R. (2020). CONTEÚDOS EMERGENTES DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO NO BRASIL. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(Especial), 176–200. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/49596
Edição
Seção
Relatos de Pesquisa | Research Articles