ANÁLISE DAS REDES DE COAUTORIA SOBRE FLUXOS DE INFORMAÇÃO NA BASE DE DADOS BRAPCI

Autores

  • Alzira Karla Araújo da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Natanael Vitor Sobral UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Bárbara Carvalho Diniz UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Flávia de Araújo Telmo UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Elaine Cristina de Brito Moreira SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA

Resumo

Analisa as redes de coautoria sobre fluxos de informação em artigos de periódicos indexados pela Base de Dados Referencial de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci), no período de 2000 a 2019. A pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa, com aplicação da análise de redes sociais. A análise visual dos resultados foi realizada com o uso das ferramentas Ucinet e NetDraw, pautando-se em dados bibliográficos organizados no Microsoft Excel. Identifica que a rede sobre fluxos de informação da Brapci é formada por 86 atores pertencentes a 23 instituições, com 46 artigos indexados em 19 periódicos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento da UFPB foi o periódico com maior destaque. Nota-se o crescimento do número de artigos sobre o tema a partir de 2012. Ressalta os atores RADOS, G. J. V. e VALENTIM, M. L. P. como fundamentais na rede e com o maior número de publicações. Revela que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) destaca-se entre as instituições com maior número de artigos indexados na Brapci sobre o tema, seguida da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Dentre os 37 temas associados a fluxos de informação, sobressaíram-se: processos de tomada de decisão e gestão documental. Por fim, constata-se a existência de um corpus significativo de estudos sobre fluxos de informação, constituído por um conjunto de pesquisas que visam potencializar o uso e a circulação da informação em diversos contextos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alzira Karla Araújo da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba.

Natanael Vitor Sobral, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia. Professor da Universidade Federal da Bahia.

Bárbara Carvalho Diniz, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba.

Flávia de Araújo Telmo, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Bacharela em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Elaine Cristina de Brito Moreira, SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA

Mestra em Gestão nas Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba. Bibliotecária da Sociedade de Ensino Superior da Paraíba.

Downloads

Publicado

24-03-2020

Como Citar

Araújo da Silva, A. K. ., Vitor Sobral, N. ., Carvalho Diniz, B., de Araújo Telmo, F., & de Brito Moreira, E. C. (2020). ANÁLISE DAS REDES DE COAUTORIA SOBRE FLUXOS DE INFORMAÇÃO NA BASE DE DADOS BRAPCI. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(Especial), 136–159. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/49606