GESTÃO DO CONHECIMENTO E COMUNIDADE DE PRÁTICA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

UMA ANÁLISE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INDEXADA NA BRAPCI

Autores

  • Suzana Lucena Lira UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Edivanio Duarte de Souza UFAL https://orcid.org/0000-0002-7461-828X
  • Edcleyton Bruno Fernandes da Silva UFMG
  • Gabriella Domingos de Oliveira UFPB

Resumo

A gestão do conhecimento é compreendida como um macroprocesso que requer, principalmente, o estabelecimento de condições colaborativas destinadas à criação, ao compartilhamento e ao uso do conhecimento. A comunidade de prática apresenta-se como estratégia de gestão do conhecimento no campo da ciência da informação. Nessa perspectiva, objetiva analisar a produção científica a respeito de comunidade de prática como estratégia adotada na gestão do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva, desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa e quantitativa e operacionalizada por meio de levantamento bibliográfico na Base de Dados em Ciência da Informação (BRAPCI), com período de cobertura de 2009 a 2019. Os resultados apontam que a temática comunidade de prática está em pleno desenvolvimento, com abordagens em organizações de diversos setores. Esse crescimento na produção científica contribui com o fortalecimento da gestão do conhecimento e a evolução na área da Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suzana Lucena Lira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Ciência da Informação pela UFPB.

Edivanio Duarte de Souza, UFAL

Doutor em Ciência da Informação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFAL

Downloads

Publicado

24-03-2020

Como Citar

Lucena Lira, S. ., Duarte de Souza, E., Fernandes da Silva, E. B., & Domingos de Oliveira, G. (2020). GESTÃO DO CONHECIMENTO E COMUNIDADE DE PRÁTICA NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UMA ANÁLISE NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INDEXADA NA BRAPCI. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(Especial), 88–107. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/49611