AVALIAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL ENTRE AS ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E OPERAÇÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.49759

Resumo

A metodologia DevOps é um paradigma que visa a aproximação das áreas de desenvolvimento (Dev) de software e operação (Ops). Lacunas culturais impõem às equipes de Dev e Ops uma relação distante, divergindo em relação ao direcionamento e perspectiva. Por meio de fatores culturais, há um incentivo latente para o aumento de interação entre as áreas, com finalidade de diminuir a complexidade e barreiras no processo de construção e entrega de soluções. O objetivo da pesquisa é avaliar os fatores culturais que podem promover a implantação de DevOps. Metodologicamente, são identificados os fatores culturais relacionados ao DevOps e os valores culturais de DevOps. Também são avaliados os tipos da cultura organizacional, por meio do Instrumento de Avaliação da Cultura Organizacional proposto por Cameron e Quinn (2011). Como resultados, três empresas privadas no ramo de TI são avaliadas com a finalidade de identificar a predominância dos tipos da cultura organizacional. A pesquisa demonstra, de forma preliminar, o surgimento de valores culturais de DevOps nas empresas pesquisadas. Conclusão: a pesquisa atende ao objetivo proposto e o instrumento de avaliação mostra-se adequado para obtenção dos resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Roriz Coelho Barros, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, Brasil. Professor do Centro Universitário de Brasília, Brasil.

João Souza Neto, Universidade Católica de Brasilia

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, Brasil. Professor da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

 

Tomás Roberto Cotta Orlandi, Universidade de Brasília

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Pesquisador da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

Barros, A. R. C., Souza Neto, J., & Orlandi, T. R. C. (2020). AVALIAÇÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL ENTRE AS ÁREAS DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE E OPERAÇÕES . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(3), 131–151. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.49759

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles