AVALIAÇÃO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO EM PORTAIS DE PERIÓDICOS

UMA DISCUSSÃO TEÓRICA

Autores

  • Carin Cunha Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Priscila Barros David Universidade Federal do Ceará

Resumo

As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) viabilizaram o surgimento dos portais de periódicos, os quais proporcionaram avanços significativos no acesso à informação científica. Neste cenário, a Arquitetura da Informação surge com o objetivo de planejar, organizar e projetar os ambientes informacionais digitais visando melhorar a recuperação da informação e a satisfação do usuário, além de contribuir com a gestão e o desenvolvimento de novos conhecimentos. O objetivo deste artigo é discutir teoricamente a avaliação da Arquitetura da Informação em portais de periódicos e propor um modelo de avaliação a partir das abordagens arquitetural, sistêmica, informacional e pervasiva discutidas por Oliveira, Vidotti e Bentes Pinto (2015). Demonstrando o caráter complexo e interdisciplinar da Arquitetura da Informação, o estudo aponta a relevância da avaliação de portais de periódicos, os propósitos da Arquitetura da Informação, bem como das abordagens apresentadas. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se em uma revisão bibliográfica teórica sobre Arquitetura da Informação por meio dos principais autores desta temática e também por uma revisão bibliográfica empírica para resgatar o estado da arte nessa temática, com base em pesquisas sobre avaliação da Arquitetura da Informação em portais de periódicos por meio de mecanismos de busca na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT e no Google Acadêmico. Como resultado, apresenta-se um modelo para a avaliação da Arquitetura da Informação por meio das abordagens mencionadas. Conclui-se que o modelo apresentado constitui uma perspectiva mais ampla de investigação que poderá contribuir com a literatura nesta área e apoiar novas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carin Cunha Rocha, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará. Bibliotecária da Universidade Federal do Maranhão.

Priscila Barros David, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Professora da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Downloads

Publicado

25-08-2020

Como Citar

Cunha Rocha, C., & Barros David, P. (2020). AVALIAÇÃO DA ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO EM PORTAIS DE PERIÓDICOS: UMA DISCUSSÃO TEÓRICA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(2), 223–243. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/50239

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles