INTELIGÊNCIA PÚBLICA BASEADA EM AGENTE DE AVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA NO CONTEXTO DE CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA: CONCEPÇÃO E MODELO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.50435

Resumo

A gestão de cidades enfrenta desafios nas decisões municipais que dificultam as atividades públicas, impactando na qualidade de vida dos cidadãos. O objetivo é propor um modelo de inteligência pública baseado em agente de avaliação de inteligência no contexto da cidade digital estratégica. O modelo proposto apresenta três constructos: inteligência pública, agente de avaliação de inteligência e cidade digital estratégica. A metodologia da pesquisa tem sua sustentação na teoria de modelos e também na bibliometria internacional. Os resultados auferidos evidenciaram a aplicabilidade do modelo proposto em cidades, mediante um processo de operações de seus componentes (constructos, subconstructos e variáveis). A conclusão reitera a facilitação de ações decisórias com o uso do modelo proposto em cidades e suas contribuições na gestão da cidade e como consequência na ampliação da qualidade de vida dos cidadãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberson César Araújo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil.

Denis Alcides Rezende, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil.

Giovana Goretti Feijó de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil. Professora Visitante da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

03-05-2021

Como Citar

Araújo, R. C., Rezende, D. A., & Almeida, G. G. F. de. (2021). INTELIGÊNCIA PÚBLICA BASEADA EM AGENTE DE AVALIAÇÃO DE INTELIGÊNCIA NO CONTEXTO DE CIDADE DIGITAL ESTRATÉGICA: CONCEPÇÃO E MODELO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(1), 81–98. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.50435

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles