COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E O TRABALHADOR DO CONHECIMENTO:

COMPREENDENDO AS ABORDAGENS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Autores

  • Rosilene Agapito Llarena
  • Danielle Harlene da Silva Moreno UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
  • Sonia Scoralick de Almeida
  • Ana Clara Palitot Dias de Lacerda

Resumo

Este artigo busca caracterizar as relações entre as competências em informação e o trabalhador do conhecimento por meio de: mapeamento, nos periódicos científicos A1 voltados para a CI (Informação & Sociedade: Estudos; TransInformação; Perspectivas em Ciência da Informação), disponíveis na Plataforma Sucupira (Quadriênio 2013-2016), no período de 2015 a 2019, os artigos que tratam, individualmente, dos termos “competências em informação” e “trabalhador do conhecimento”, assim como os que expressam relações entre eles. Para tanto, foi construído este relato de pesquisa por meio de estudo investigativo, qualitativo e descritivo baseado em revisão, análise bibliográfica e análise de conteúdo sobre o tema em questão. Os estudos concluem que, no âmbito dos periódicos investigados e do período de pesquisa, as publicações sobre competências em informação estão em evidência comparadas às voltadas para o trabalhador do conhecimento. As publicações analisadas não referenciam a relação entre o trabalhador do conhecimento e as competências em informação necessárias ao desenvolvimento de seu trabalho. Concluem, ainda, que são escassas as publicações sobre o trabalhador do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosilene Agapito Llarena

Professora da Universidade Estadual da Paraíba. Dra. em Ciência da Informação pela UFPB

Danielle Harlene da Silva Moreno, UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA

Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bibliotecária da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil.

Sonia Scoralick de Almeida

Bacharel em Arquivologia pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Arquivista no Sindicato dos Docentes da Universidade Federal da Paraíba (ADUFPB-SSind), Brasil.

Ana Clara Palitot Dias de Lacerda

Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas pela Faculdade Internacional da Paraíba, Brasil. Bacharel em Arquivologia e em Administração pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

24-03-2020

Como Citar

Agapito Llarena, R. ., da Silva Moreno, D. H., Scoralick de Almeida, S. ., & Palitot Dias de Lacerda, A. C. (2020). COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO E O TRABALHADOR DO CONHECIMENTO: : COMPREENDENDO AS ABORDAGENS NAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(Especial), 108–135. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/51207