Esta é uma versão desatualizada publicada em 03-05-2020. Leia a versão mais recente.

RAMOS DE PESQUISA E REDES DE COLABORAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.54759

Resumo

A pesquisa em relato tem por objetivo descrever os ramos de pesquisa e as redes de colaboração na produção científica do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia (PPGD/UFBA), no ano 2018. Os fundamentos metodológicos estão baseados em indicadores cientométricos e na Análise de Domínio. Os procedimentos metodológicos baseiam-se no seguinte fluxo: 1) extração de dados da Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico por meio do software ScriptLattes; e 2) sistematização e representação gráfica com apoio das ferramentas The Vantage Point, Microsoft Excel, UCINET, NetDraw e Wordle. Os resultados revelam o enfoque da produção em Direito Civil e Constitucional e apontam para a alta colaboração científica entre Teixeira, L. F. e Pamplona Filho, R. Além disto, identificou-se a proeminência de três revistas científicas entre os veículos utilizados pelo PPGD/UFBA e uma concentração de publicações em periódicos nacionais e internacionais de importante qualidade, ressaltando-se o estrato Qualis B1. Ao mesmo tempo, uma quantidade significativa de artigos foi publicada em periódicos sem Qualis, provavelmente, revistas novas ou estratificadas em outras áreas. Por fim, espera-se que o presente estudo possa fundamentar novos estudos métricos no campo jurídico, contribuindo para a avaliação da comunicação científica na área, em especial, com a utilização dos aportes teóricos e metodológicos da Ciência da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natanael Vitor Sobral, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil. Professor do Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Raimundo Nonato Macedo dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Information Stratégique Et Critique Veille Technol pela Université Paul Cézanne Aix Marseille III, França. Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Susane Santos Barros, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil. Professora da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

 

Brenda Bárbara Costa Ribeiro, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Direito pela Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Jussara de Souza Farias, Universidade Federal da Bahia

Graduanda em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal da Bahia, Brasil.

Downloads

Publicado

03-05-2020

Versões

Como Citar

Sobral, N. V., Santos, R. N. M. dos, Barros, S. S., Ribeiro, B. B. C., & Farias, J. de S. (2020). RAMOS DE PESQUISA E REDES DE COLABORAÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(1), 99–117. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.54759

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles