IPEADATA: memórias do desenvolvimento sub-regional (real) e regional (sonhado) no Brasil para e-Science

Autores

  • Ethel Airton Capuano Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa para avaliação dos dados de Produto Interno Bruto municipal e regional da plataforma IPEADATA no conceito de e-Science. Os pressupostos e objetivos da e-Science, evoluídos a partir das ideias seminais de Vannevar Bush no pós-guerra, buscam resgatar a noção de utilidade e importância não somente das informações científicas, mas também de seu processo e recursos de produção, disseminação e utilização em contextos de desenvolvimento nacional. Com uma metodologia de simulação de análise da qualidade e utilidade de dados em contextos temáticos de políticas públicas de desenvolvimento regional, empregando técnicas de reconhecimento de padrões gráficos em séries históricas, a pesquisa cobriu os dados da plataforma relativos a vários períodos marcantes do país, revelando aspectos interessantes sobre o passo de crescimento econômico dos municípios brasileiros em cada período – antes do “milagre econômico”, abrangendo o “milagre”, no período de ajuste após o “milagre” e, mais recentemente, num “novo ciclo” de crescimento econômico. Os dados apresentaram qualidade adequada para estudos de desenvolvimento com recortes espaciais, evidenciando outra importante conclusão (que supera uma antiga discussão político-ideológica): observam-se casos com predominância de capitais públicos, mas também com predominância de capitais privados, que alavancaram o desenvolvimento sub-regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ethel Airton Capuano, Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Servidor Público Federal membro da carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG).

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

Capuano, E. A. (2021). IPEADATA: memórias do desenvolvimento sub-regional (real) e regional (sonhado) no Brasil para e-Science. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(3), 139–176. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/55482

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles