Covid-19, big data, smart city e cidade digital estratégica na geração de conhecimentos

Autores

  • Edson Pedro Ferlin Pontifícia Universidade Católica do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6626-1797
  • Denis Alcides Rezende Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Giovana Goretti Feijó de Almeida Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Carla Cavichiolo Flores Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n2.55599

Resumo

As discussões sobre as cidades emergem de diálogos interdisciplinares, proporcionando diferentes conhecimentos na sociedade. Smart city e cidade digital estratégica são projetos em cidades que utilizam os recursos da tecnologia de informação para facilitar o desempenho dos serviços públicos, reduzir custos e potencializar o contato entre cidadãos, governo e a sociedade. O big data pode ser a resposta para que governos consigam manipular grandes conjuntos de dados e informações geradas a partir da digitalização da vida em sociedade por meio da tecnologia. O objetivo é analisar o conhecimento gerado nas bases de dados das aplicações de smart cities utilizadas na gestão das informações decorrentes da pandemia Covid-19 para a gestão de serviços e tomada de decisões dos governos. A metodologia da pesquisa utilizada é o estudo de caso, enfatizando análises quantitativas das bases de dados sobre a Covid-19. Os resultados auferidos destacaram a importância do sistema big data para smart cities, especialmente levando-se em conta o crescimento do volume de informações que estão disponíveis, principalmente, em decorrência da pandemia ocasionada pelo Covid-19. A conclusão reitera que as aplicações de projetos de smart city e cidade digital estratégica podem ser pontuais e a análise de big data ainda não faz parte de projetos de políticas em cidades, aparecendo apenas como uma forma de melhorar os planos já estabelecidos. Entretanto, seu uso adequado pode contribuir nas decisões e ações da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Pedro Ferlin, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil. Professor das Faculdades Integradas Camões, Brasil. 

 

 

 

Denis Alcides Rezende, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil.

Giovana Goretti Feijó de Almeida, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil. Professora-Visitante no Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil.

Carla Cavichiolo Flores, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutorando em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Brasil.

Downloads

Publicado

30-08-2021

Como Citar

Ferlin, E. P., Rezende, D. A., Almeida, G. G. F. de ., & Flores, C. C. . (2021). Covid-19, big data, smart city e cidade digital estratégica na geração de conhecimentos. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(2), 42–58. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n2.55599

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles