PANORAMA DA TRANSPARÊNCIA ATIVA NOS PORTAIS ELETRÔNICOS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DA REDE FEDERAL NA PARAÍBA

Autores

  • Victor Hugo Sousa de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • José Washington de Morais Medeiros Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.55622

Resumo

Na conjuntura mundial contemporânea da sociedade conectada em rede, a disponibilidade e importância da informação em formato digital em toda a atividade humana foi alçada a patamares mais elevados, sobretudo para o exercício da cidadania. O presente artigo tem como objetivo analisar o cumprimento e adequação das três instituições federais de ensino superior (IFES) no Estado da Paraíba à divulgação de informações mínimas obrigatórias (transparência ativa) determinada pela Lei de Acesso à Informação (LAI), e seu decreto regulamentador, à luz dos avanços tecnológicos da sociedade da informação. Partindo da Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, levanta outros instrumentos internacionais que versam sobre o tema e influenciaram a criação das normas brasileiras. Além disso, debate a cidadania digital favorecida pela transparência pública online. Metodologicamente utiliza referencial teórico e análise documental da legislação específica para interpretar os dados obtidos por meio do instrumento de pesquisa elaborado: quadros preenchidos com os pontos de transparência ativa verificáveis nos portais eletrônicos das instituições pesquisadas. Conclui que as três instituições pesquisadas procuram se adequar à legislação pertinente, ainda que a maneira de entrega das informações apresente variações de instituição para instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Hugo Sousa de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Secretário Executivo da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professora da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

José Washington de Morais Medeiros, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Como Citar

Oliveira, V. H. S. de, Oliveira, B. M. J. F. de, & Medeiros, J. W. de M. . (2020). PANORAMA DA TRANSPARÊNCIA ATIVA NOS PORTAIS ELETRÔNICOS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DA REDE FEDERAL NA PARAÍBA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(3), 262–279. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.55622

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles