(IR)Responsabilidade social corporativa percebida pelos stakeholders: revisão sistemática
Resumo
Esse estudo tem como objetivo, compreender as percepções dos stakeholders sobre as práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e Irresponsabilidade Social Corporativa (ISC). Para isso foi realizada uma revisão sistemática de literatura nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Web of Science, ScienceDirect, Scopus® e Spell a fim de obter trabalhos relacionados à temática. Os resultados indicaram 10 artigos que atenderam aos objetivos estabelecidos e denotam a importância das percepções acerca das ações socialmente responsáveis ou irresponsáveis das empresas. Conclui-se que, a percepção de ISC, tem maior força e reações externas do que as percepções positivas de RSC. Foi evidenciada a relação entre RSC, autenticidade e imagem corporativa, possibilitada pela percepção positiva dos stakeholders. Por outro lado, a ISC tem potencial para prejudicar a reputação organizacional, visto que partes interessadas estão, cada vez mais, atentas aos impactos que a organização exerce na sociedade. Além disso, as ações de RSC devem ser orientadas ao atendimento das necessidades dos indivíduos e/ou comunidades, ao passo que podem ser percebidas como ilegítimas ou com descrédito pelos diversos stakeholders. Este estudo também contribui para demonstrar a importância de investigar a RSC sob um nível diferente de análise, ou seja, a irresponsabilidade social corporativa.