ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA E PORTUGUESA SOBRE O TEMA REPOSITÓRIO: UM ESTUDO A PARTIR DO RCAAP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.55902

Resumo

Iniciativas de gestão do conhecimento contribuem para o aperfeiçoamento e a potencialização do conhecimento científico, de forma a suscitar a geração de novos conhecimentos, a otimização de recursos, o crescimento institucional e o progresso da ciência. Neste cenário, os repositórios se configuram como ferramentas que contribuem para esses processos, tanto de comunicação científica quanto para o de gestão de conhecimento. Neste contexto foi identificada a necessidade de investigar, em uma perspectiva exploratória e descritiva, como tem se configurado a produção científica, relacionada ao Repositório, nas pesquisas em Ciência da Informação brasileira e portuguesa, a fim de analisar, de modo mais pontual, como os repositórios têm sido conceituados e caracterizados nestas pesquisas de língua portuguesa. Para tanto, foram selecionadas teses e dissertações junto ao Portal Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (RCAAP), que posteriormente foram analisadas seguindo categorias definidas a partir dos objetivos da pesquisa. Como resultado geral constatou-se que o repositório digital é o primeiro repositório a surgir, sendo um conceito mais amplo, logo após surgem os conceitos de repositórios institucionais de Crow (2002) e Lynch (2003) e a confirmação que em geral os repositórios são conceituados conforme o tipo de material depositado, área de pesquisa ou alguma finalidade específica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Matos Bazilio, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Bibliotecária da Universidade Federal Fluminense, Brasil.

Luciana de Sousa Gracioso, Universidade Federal de São Carlos

´Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense, Brasil. Professora da Universidade Federal de São Carlos, Brasil.

Downloads

Publicado

29-12-2020

Como Citar

Bazilio, A. P. M., & Gracioso, L. de S. (2020). ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA E PORTUGUESA SOBRE O TEMA REPOSITÓRIO: UM ESTUDO A PARTIR DO RCAAP. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(3), 246–261. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.55902

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles