A GESTÃO DO CONHECIMENTO E OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE EXCELÊNCIA BASEADO NA NORMA ISO 30401

Autores

  • Andrea Alves da Silva Carvalho Universidade Católica de Brasília
  • Edilson Ferneda Universidade Católica de Brasília
  • Rosalvo Ermes Streit Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.57025

Resumo

O momento atual de transformação digital no âmbito corporativo coloca o desafio de desenvolver novas capacidades de conhecimento organizacional capazes de fornecer condições para inovação, crescimento competitivo e sustentável. Nesse sentido, a International Standards Organization (ISO) publicou o rascunho de uma norma específica de Gestão de Conhecimento (GC), a ISO/DIS 30401:2017. Baseado nesse documento, este artigo propõe um instrumento para apoiar as organizações interessadas em implementar essa norma. Para o desenvolvimento desse instrumento, a literatura relacionada aos modelos e práticas de GC foi confrontada com os requisitos da norma, visando identificar como cada prática poderia atender aos itens desses requisitos. Posteriormente, os resultados foram refinados por dois especialistas, um acadêmico em GC e um profissional do mundo corporativo. Ao final, foram identificadas as práticas aderentes à ISO/DIS 30401:2017 com potencial de utilização pelas empresas. Visto que a versão definitiva da norma, publicada em novembro de 2018, não trouxe modificações relevantes à sua versão provisória, o instrumento proposto permanece pertinente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andrea Alves da Silva Carvalho, Universidade Católica de Brasília

Mestre em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação pela Universidade Católica de Brasília, Brasil.

 

Edilson Ferneda, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Ciência da Computação pelo Laboratoire d’Informatique, Robotique et Microélectronique de Montpellier, França. Professor da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

 

Rosalvo Ermes Streit, Universidade Católica de Brasília

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

Carvalho, A. A. da S. ., Ferneda, E., & Streit, R. E. . (2020). A GESTÃO DO CONHECIMENTO E OS DESAFIOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO DE UM MODELO DE EXCELÊNCIA BASEADO NA NORMA ISO 30401. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 10(3), 19–46. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2020v10n3.57025

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles