A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DE SEGUROS: O CICLO DE WIIG APLICADO AO PROCESSO COMERCIAL DE UMA CORRETORA DE SEGUROS

THE WIIG’S CYCLE APPLIED AT THE BUSINESS PROCESS OF AN INSURANCE BROKER ENTERPRISE

Autores

  • Amanda Carolina Teixeira Universidade Cesumar - UniCesumar
  • Nelson Tenório Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI https://orcid.org/0000-0002-7339-013X
  • Rejane Sartori Instituto Cesumar de Ciênci Uploada, Tecnologia e Inovação - ICETI
  • Waldirene de Cássia Dantas Universidade Cesumar - UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.57566

Resumo

A adoção da Gestão do Conhecimento (GC) é uma estratégia para organizações que querem ser competitivas. Já os processos da GC auxiliam na compreensão de como o conhecimento flui nas organizações. Em corretoras de seguros, o processo comercial concentra a maior parte do conhecimento organizacional. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar a existência de um ciclo de GC no processo comercial e analisar as atividades comerciais presentes em cada processo do ciclo. Para tanto, realizou-se um estudo de caso em uma corretora de seguros localizada em Maringá-PR. Trata-se de uma pesquisa exploratória de análise descritiva, que se utilizou de observação, questionários e entrevista. Os resultados mostram a relação entre as atividades do processo comercial e os processos do Ciclo de GC de Wiig (1993): construir, conservar, distribuir e aplicar. Na construção do conhecimento, as experiências pessoais e o aprendizado com a prática são característicos da formação do corretor de seguros. Como não há a formalização desse conhecimento da atividade comercial em manuais de procedimentos, a fase de conservação praticamente não ocorre na memória da organização. Na distribuição, o compartilhamento do conhecimento é realizado espontaneamente, com base em não conformidades e lições aprendidas, sem a codificação desses aprendizados. Por fim, na etapa de aplicação do conhecimento, recorre-se à memória individual ou coletiva para aplicar o conhecimento durante as atividades de trabalho e nas negociações com os clientes. Desse modo, evidencia-se a necessidade reter e disseminar o conhecimento tácito ali presente, a fim garantir maior eficiência operacional e retorno financeiro à organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Carolina Teixeira, Universidade Cesumar - UniCesumar

Mestranda em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Centro Universitário de Maringá, Brasil.

Nelson Tenório , Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação - ICETI

Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil. Professor do Centro Universitário de Maringá, Brasil.

Rejane Sartori, Instituto Cesumar de Ciênci Uploada, Tecnologia e Inovação - ICETI

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Unicesumar, Brasil.

 

Waldirene de Cássia Dantas, Universidade Cesumar - UniCesumar

Mestranda em Gestão do Conhecimento nas Organizações pelo Centro Universitário de Maringá, Brasil.

Downloads

Publicado

03-05-2021

Como Citar

Teixeira, A. C., Tenório , N., Sartori, R., & Dantas, W. de C. (2021). A GESTÃO DO CONHECIMENTO NO SETOR DE SEGUROS: O CICLO DE WIIG APLICADO AO PROCESSO COMERCIAL DE UMA CORRETORA DE SEGUROS: THE WIIG’S CYCLE APPLIED AT THE BUSINESS PROCESS OF AN INSURANCE BROKER ENTERPRISE. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 11(1), 24–44. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2021v11n1.57566

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles