Inovação aberta no Brasil: estudo bibliográfico e discussão conceitual

Autores

  • Emanuela Ribeiro Lins UFPE
  • Andreza de Amorim Lima Ferreira UFPE
  • Bárbara do Nascimento Alves UFPE
  • José Lindenberg Julião Xavier Filho UFPE
  • Nelson da Cruz Monteiro Fernandes UFPE

Resumo

A Inovação Aberta se refere a uma nova abordagem sobre inovação, principalmente no que tange sua comparação com o antigo modelo (Inovação Fechada). Devido à grande quantidade de discussões sobre essa temática, este estudo bibliométrico objetivou realizar um mapeamento a respeito de como a Inovação Aberta vem sendo pesquisada no Brasil na última década (2009-2018). A metodologia desta pesquisa foi de natureza quantitativa e qualitativa, tendo por estratégia o “levantamento bibliométrico” na base acadêmica da plataforma SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library), sendo os critérios de busca o uso de palavras ou expressões chaves: “Inovação Aberta” e “Open Innovation”, resultando em 52 artigos. Os resultados quantitativos apontaram que: 2012 foi o ano em que mais foram publicados artigos sobre Inovação Aberta; dos 127 autores encontrados, apenas 11 publicaram mais de dois artigos sobre a referida temática; os autores mais citados nas obras analisadas refletem uma predominância da literatura internacional, revelando a necessidade de consolidação teórico nacional; quanto aos periódicos que mais veicularam, verificou-se que há prevalência de revistas na área de administração e inovação. Por meio dos resultados qualitativos, foi possível observar que a temática é estudada por diversos tipos de organizações, tais como o governo, empresas privadas e universidades; é largamente vista de forma positiva, por melhorar os processos organizacionais e gerar vantagem competitiva. Tais resultados, permitiram concluir que a inovação aberta é um conceito múltiplo e complexo, uma vez que pode ser usada em organizações com objetivos diferentes e localizada em contextos com características específicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emanuela Ribeiro Lins, UFPE

Mestra em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC/UFPE/CAA) Bacharela em Administração (UAST/UFRPE)

Andreza de Amorim Lima Ferreira, UFPE

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) pela UFPE-CAA (2019- ). Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE-CAA (2010-2014). Atuou como Tutora Virtual (bolsista) do Curso Técnico de Administração pela Secretaria de Educação de Pernambuco (2014-2017) e como Orientadora Educacional do Centro Universitário do Vale do Ipojuca (Unifavip- Wyden) (2014-2017).

Bárbara do Nascimento Alves, UFPE

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo, pela UFPE- CAA. Possui especialização em Gestão de Negócios e Pessoas pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns - FAGA (2014-2016). Possui graduação em Administração pela Faculdade de Ciências da Administração de Garanhuns - FAGA (2010-2013). Foi professora na Autarquia Educacional de Belo Jardim (2014 a 2017), ministrando as disciplinas de: Jogos de Negócios; Gestão Empreendedora I e II; Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) I e II; Administração de Recursos Humanos I; Empreendedorismo e Administração Pública. Professora da Faculdade Maurício de Nassau - Unidade de Garanhuns, ministrando as disciplinas de Teoria Geral da Administração (TGA), Evolução do Pensamento em Administração, Administração de Produtos e Serviços e Tópicos Avançados em Administração. Trabalha no Ministério Público de Garanhuns, auxiliando no Setor de Administração do órgão.

José Lindenberg Julião Xavier Filho, UFPE

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), 

Nelson da Cruz Monteiro Fernandes, UFPE

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), mestre em Sociologia (2009) pela mesma universidade e graduação em Administração de Empresas pela UNICAP ? Universidade Católica de Pernambuco (2006). Atualmente é professor efetivo da UFPE no campus avançado do agreste CAA, professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão, Inovação e Consumo (PPGIC) e do Programa de Pós-Grduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), vice coordenador da incubadora inova agreste da Universidade Federal de Pernambuco e vice coordenador do curso de administração da Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como o Gestor do Parque de Eletroeletrônica de Pernambuco (PARQTEL). Foi pesquisador PCI no Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste na área de Gestão de Tecnologia explorando ferramentas estratégicas, táticas e operacionais de gestão de open innovation. Já foi secretário da RES - Revista Estudos de Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE e professor substituto da UFPE. Ganhou o prêmio de melhor artigo nacional na área de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação no Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração (EnANPAD, 2006) e Melhor Trabalho na área de Ciência Tecnologia e Inovação no Congresso de Administração, Sociedade e Inovação (CASI, 2013). Faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa LÓCUS (Lócus de investigação em economia criativa) atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos Culturais, Teoria do Discurso, Empreendedorismo, Inovação, Produção de Software Livre, Novos Modelos de Negócios, e foi professor no Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU) e da Faculdade José Lacerda Filho de Ciências Aplicadas (FAJOLCA).

Downloads

Publicado

28-04-2022

Como Citar

Ribeiro Lins, E. ., Andreza de Amorim Lima Ferreira, Bárbara do Nascimento Alves, José Lindenberg Julião Xavier Filho, & Nelson da Cruz Monteiro Fernandes. (2022). Inovação aberta no Brasil: estudo bibliográfico e discussão conceitual. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(1), 189–206. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/59076

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles