A influência da cultura organizacional no sistema de gestão da qualidade e no desempenho em uma empresa de energia elétrica

Autores

  • Rafael Augusto de Oliveira Sanches Universidade FUMEC
  • Eric de Paula Ferreira Universidade Estadual de Minas Gerais
  • Fábio Corrêa Universidade FUMEC
  • Dárlinton Barbosa Feres Carvalho Universidade Federal de São João Del-Rei
  • Fernando Silva Parreiras Universidade FUMEC

Resumo

Identificar a cultura e adequá-la no sentido de se obter o melhor de uma organização não é uma tarefa fácil, pois envolve trabalhar dimensões profundas da coletividade. Para garantir que o sistema de gestão da qualidade entregue os benefícios esperados, melhorando o desempenho de toda a corporação, uma série de condições devem ser observadas, sendo o entendimento e a gestão da cultura organizacional uma dessas condições. Sendo assim, o objetivo dessa pesquisa é compreender a relação entre a cultura organizacional, o sistema de gestão da qualidade e o desempenho, tendo como cenário uma empresa do setor elétrico. Para se chegar ao objetivo, foi realizada uma pesquisa exploratória, de abordagem quantitativa, com a utilização de um questionário estruturado, como instrumento de coleta de dados. A técnica de modelagem de equações estruturais foi utilizada para testar o modelo conceitual proposto na pesquisa. Os resultados demonstram uma influência significativa e positiva da Cultura Organizacional sobre o Sistema de Gestão da Qualidade e do Sistema de Gestão da Qualidade sobre o Desempenho. Ademais, verificou-se que a organização possui culturas organizacionais predominantes dos tipos Mercado e Hierarquia, o que pode ser explicado pelas características do setor de energia elétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Augusto de Oliveira Sanches, Universidade FUMEC

Mestre em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC Brasil.

Eric de Paula Ferreira, Universidade Estadual de Minas Gerais

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC Brasil. Professor da Universidade Estadual de Minas Gerais, Brasil.

Fábio Corrêa, Universidade FUMEC

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC, Brasil. Professor da Universidade FUMEC, Brasil.

Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Universidade Federal de São João Del-Rei

Doutor em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Professor da Universidade Federal de São João del-Rei, Brasil.

Fernando Silva Parreiras, Universidade FUMEC

Doutor em Ciência da Computação pela Universität Koblenz-Landau, Alemanha. Professor da Universidade FUMEC, Brasil.

Downloads

Publicado

28-04-2022

Como Citar

Sanches, R. A. de O., Ferreira, E. de P., Corrêa, F., Carvalho, D. B. F., & Parreiras, F. S. (2022). A influência da cultura organizacional no sistema de gestão da qualidade e no desempenho em uma empresa de energia elétrica. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(1), 117–134. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/59126

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles