Transferência de tecnologia universidade-empresa no Brasil (1994-2020): uma análise da literatura

Autores

Resumo

A interação entre universidades e empresas tem papel significativo nas inovações tecnológicas e a transferência da tecnologia gerada nas universidades para as empresas contribui para o desenvolvimento econômico dos países. Considerando a importância deste assunto, este estudo tem o objetivo de mensurar a produção de artigos científicos sobre transferência de tecnologia das universidades para empresas no Brasil. O procedimento metodológico aplicado na pesquisa é o estudo bibliométrico por meio do levantamento dos artigos científicos nas plataformas de dados do Portal Capes e do Scientific Electronic Library Online (Scielo). A coleta de artigos abrange o período de 1994 a 2020 e envolve somente artigos científicos coletados na busca de palavras-chave relacionadas ao assunto, por exemplo "transferência tecnologia universidade". Na busca foram identificados 103 artigos válidos para a pesquisa. A análise dos artigos emprega as métricas tradicionais de um estudo bibliométrico e a verificação das leis da bibliometria de Lotka, Bradford e Zpif. Os resultados principais deste estudo apontam um volume baixo de publicações com aumento do volume a partir de 2010, a predominância de poucos periódicos na publicação de artigos (Lei de Bradford) e a predominância de poucas universidades na produção de artigos. As conclusões deste estudo indicam a oscilação e falta de continuidade na publicação de artigos, a falta de continuidade na análise de variáveis e o envolvimento esporádico de pesquisadores e universidades que publicaram somente um artigo entre 1994 e 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Carlos Padrão, Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo e graduação em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Realizou o curso de Master in Business Administration na Rotterdam School of Management, Holanda. Sua área de pesquisa é inovação e empreendedorismo de base tecnológica onde realizou sua tese de Doutorado. Trabalhou como engenheiro de desenvolvimento de produtos, gerente de produto na área de marketing, consultor de estratégia de negócios, professor de curso de graduação e de mestrado profissional em Administração. Atualmente trabalha como Professor Doutor em regime de dedicação exclusiva na Universidade Federal de Uberlândia na Faculdade de Gestão e Negócios.

Regiane Lopes Rodrigues, Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Economia Empresarial e Controladoria Com Habilitação em Contabilidade - Ênfase em Políticas Públicas pela Universidade de São Paulo (2012) e graduação em Economia Empresarial e Controladoria Com Habilitação em Economia - Ênfase em Finanças pela Universidade de São Paulo (2011). Mestrado em Controladoria e Contabilidade - Área Finanças (2015). Atuou como professora substituta na Faculdade de Gestão e Negócios na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e como professora assistente na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Uberlândia (UNIPAC). Atuou como Professora na Fundação Carmelitana Mário Palmério (2018). Atualmente é professora substituta na Faculdade de Ciências Contábeis na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

30-08-2022

Como Citar

Padrão, L. C., & Rodrigues, R. L. . (2022). Transferência de tecnologia universidade-empresa no Brasil (1994-2020): uma análise da literatura. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(2), 189–208. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/59357

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles