O compartilhamento do conhecimento tácito no processo sucessório em micro e pequenas empresas no município de Umuarama, Paraná

Autores

  • Luiz Walter Pacola Universidade Cesumar (Unicesumar).
  • Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Universidade Cesumar (Unicesumar).
  • Luiz Tatto Universidade Cesumar

Resumo

O processo sucessório em empresas familiares, em particular as micro e pequenas empresas, vem enfrentando enormes desafios no que se refere a competitividade num mundo de incertezas e volatilidade. Partindo dessa premissa, o compartilhamento do conhecimento passa a ser insumo fundamental para que essas empresas se mantenham competitivas no mercado. Sob essa perspectiva, a presente pesquisa objetiva analisar como ocorre o compartilhamento do conhecimento tácito no processo sucessório em micro e pequenas empresas (MPEs) familiares no município de Umuarama, Paraná. Para tal, trata-se de um estudo de caso múltiplo, em que se fez uso de entrevistas semiestruturadas com sucessores e sucedidos de MPEs. Como técnica de análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Diante dos resultados obtidos, verificou-se que a forma mais utilizada para compartilhar o conhecimento é a linguagem informal. Também foram identificadas barreiras ou fatores inibidores que podem comprometer o compartilhamento do conhecimento no processo sucessório dessas empresas, como, por exemplo, a característica centralizadora dos sucedidos, a perca de informações presentes na linguagem informal existentes no ambiente de trabalho e também pelo fato das empresas não possuírem uma política e estratégia de formalização de registros de compartilhamento de conhecimento tácito. Como considerações finais, os resultados avançam em pesquisas anteriores na área de compartilhamento do conhecimento em micro e pequenas empresas familiares, que passaram pelo processo de sucessões empresariais, evidenciando, principalmente, os principais inibidores ao compartilhamento do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Walter Pacola, Universidade Cesumar (Unicesumar).

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela Universidade Cesumar, Brasil. Professor da Universidade Alfa de Umuarama, Brasil.

Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Universidade Cesumar (Unicesumar).

Doutor em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professor da Universidade Estadual de Maringá, Brasil.

Luiz Tatto, Universidade Cesumar

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor da Universidade Cesumar, Brasil.

Downloads

Publicado

30-08-2022

Como Citar

Pacola, L. W. ., Urpia, A. G. B. da C. ., & Tatto, L. (2022). O compartilhamento do conhecimento tácito no processo sucessório em micro e pequenas empresas no município de Umuarama, Paraná. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(2), 40–60. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/59620

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles