A qualidade percebida pelos servidores na prestação dos serviços de segurança, manutenção, infraestrutura, limpeza e patrimônio: um estudo na Universidade de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12n2.59886

Resumo

O objetivo deste estudo é buscar evidências a respeito da percepção dos servidores da Universidade de Brasília (UnB) acerca da qualidade dos serviços relacionados à segurança, manutenção, infraestrutura, limpeza e patrimônio da instituição. A pesquisa possui abordagem quantitativa e, quanto aos fins, se enquadra como descritiva. Quanto aos meios, a pesquisa se qualifica como estudo de caso. A coleta dos dados para análise ocorreu por meio da aplicação de questionário entre docentes e técnicos administrativos da UnB, com perguntas e indicadores baseados na escala Likert para mensurar – em uma nota com escala de 0 a 10 – a qualidade percebida pelos servidores na prestação dos serviços denominados atividades-meio. Foram recebidos, ao todo, 1270 questionários de pesquisa. Os resultados dos indicadores apontaram para uma melhor avaliação na qualidade dos serviços de limpeza e patrimônio; por outro lado, segurança, manutenção e infraestrutura foram as atividades com pior avaliação. Com relação à percepção do grau de satisfação da qualidade dos serviços na UnB, os itens limpeza e patrimônio obtiveram média acima de 50%, enquanto a manutenção obteve a menor média, com 44,7%. Verificou-se ainda que mulheres foram mais críticas, em média, em sua percepção acerca da qualidade dos serviços em relação aos homens. O serviço mais bem avaliado foi o de limpeza e o pior, o de infraestrutura. Por se tratar de uma pesquisa eminentemente descritiva, sugere-se, em estudos futuros, uma abordagem mista, a fim de evidenciar novas variáveis e elementos não alcançados com o método empregado neste estudo.

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Biografia do Autor

Luiz Honorato da Silva Júnior, Universidade de Brasília

Doutor em economia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.  Professor da  Universidade de Brasília, Brasil.

Mauro Eduardo Del Grossi, Universidade de Brasília

Doutor em Economia pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil.  Professor da Universidade de Brasília, Brasil.

Clarissa Melo Lima, Universidade de Brasília

Doutora em Ciências Florestais pela Universidade de Brasília, Brasil.  Professora Colaboradora da Universidade de Brasília, Brasil.

Celso Vila Nova de Sousa Júnior, Universidade de Brasília

Doutor em Economia pela Universidade de Brasília, Brasil. Professor da Universidade de Brasília, Brasil.

Damião de Sousa Brito, Universidade de Brasília

Mestre em Gestão Pública pela Universidade de Brasília, Brasil. Servidor público da Universidade de Brasília, Brasil.

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Silva Júnior, L. H. da ., Del Grossi, M. E., Melo Lima, C., Vila Nova de Sousa Júnior, C. ., & de Sousa Brito, D. (2022). A qualidade percebida pelos servidores na prestação dos serviços de segurança, manutenção, infraestrutura, limpeza e patrimônio: um estudo na Universidade de Brasília. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(2), 126–147. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12n2.59886

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles