Gestão do conhecimento do cliente: uma análise bibliométrica

Autores

  • Eduardo Amadeu Dutra Moresi
  • Fausto Luís da Cunha Lana Banco do Brasil
  • Helga Cristina Hedler Universidade Católica de Brasília

Resumo

Diante de um contexto de transformação digital e de empoderamento do consumidor, o processo de Gestão do Conhecimento do Cliente, resultado da interação do Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente (CRM) e da Gestão do Conhecimento, tornou-se uma ferramenta estratégica no ambiente organizacional e um tópico relevante para pesquisas acadêmicas. Este artigo tem como objetivo sistematizar o conhecimento sobre gestão do conhecimento do cliente por meio de uma análise bibliométrica. O método compreendeu cinco etapas: i) desenho da pesquisa; ii) pesquisa bibliográfica; iii) geração de redes; iv) cálculo de métricas; e v) análise de redes de coocorrência de palavras-chave dos autores e de cocitação de referências citadas. Os resultados a partir do refinamento da pesquisa bibliográfica, permitiram a recuperação de uma base de documentos mais alinhada com o assunto da pesquisa, definidas a estrutura conceitual e as frentes de pesquisa do domínio temático, bem como identificados tópicos emergentes sobre o tema. Conclui-se que a estrutura conceitual do domínio temático envolve as relações do CRM com a gestão do conhecimento, gestão de negócios e tecnologias. Tais aspectos são demonstrados e, por fim, é sugerida agenda de estudos a partir dos achados que emergiram do método bibliométrico utilizado.

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Biografia do Autor

Eduardo Amadeu Dutra Moresi

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil.  Professor da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Fausto Luís da Cunha Lana, Banco do Brasil

Mestrando em Governança, Tecnologia e Inovação na Universidade Católica de Brasília, Brasil. Servidor de carreira do Banco do Brasil, Brasil.

Helga Cristina Hedler, Universidade Católica de Brasília

Doutora em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Dutra Moresi, E. A., Lana, F. L. da C., & Hedler, H. C. (2022). Gestão do conhecimento do cliente: uma análise bibliométrica. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(2), 148–169. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/59971

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles