Comunicação contraintuitiva: apreciação do estado da arte
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12n2.60035Resumo
O artigo tem como objetivo levantar e analisar a produção acadêmica relacionada à temática de comunicação contraintuitiva, a fim de identificar e realizar uma apreciação crítica do estado da arte. O referencial teórico concentra discussões sobre a comunicação mercadológica e a comunicação contraintuitiva. Como procedimento metodológico, adota uma abordagem qualitativa, realizada por meio de um levantamento bibliográfico de artigos científicos vinculados ao tema da comunicação contraintuitiva, seguido de uma análise crítica aprofundada. Com isso, realiza um mapeamento geral da produção acadêmica concernente, possibilitando não somente a consolidação do corpo de conhecimento até então, mas também o apontamento de possíveis lacunas de pesquisa para estudos futuros. Nesse sentido, tratando-se de um tema recente, com escassez e concentração de publicação, bem como foco predominantemente teórico, diversas possibilidades futuras são sugeridas e discutidas.