Formação e desenvolvimento de coleções: competências profissionais do bibliotecário

Autores

  • Irla Vitória Ferreira da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Fabio Mascarenhas e Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Sonia Cruz-Riascos Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Resumo

Este estudo trata das competências necessárias ao bibliotecário para formar, desenvolver  e gerenciar coleções na atualidade, assim, objetiva relacionar as competências profissionais bibliotecárias essenciais para atuação no processo de FDC frente às exigências contemporâneas considerando o contexto dinâmico das demandas e transformações nas unidades de informação. Quanto aos fins, esta pesquisa caracteriza-se como descritiva, quanto aos meios é documental e bibliográfica. Logrou-se estruturar um quadro com competências pertinentes que foram categorizadas, segundo a análise de conteúdo de Bardin, em atividades do processo de desenvolvimento de coleções: criação de coleções; estudo da comunidade; política de seleção e seleção; aquisição; avaliação e desbastamento. Conclui com um panorama de competências requeridas e desejáveis para que o bibliotecário possa formar, desenvolver e gerenciar coleções físicas e digitais com maior propriedade no contexto atual das unidades de informação. Reiterando a necessidade de o bibliotecário deve buscar apreender novas habilidades, visando a melhoria contínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irla Vitória Ferreira da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Fabio Mascarenhas e Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo, Brasil.  Professor da Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Sonia Cruz-Riascos, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

28-04-2022

Como Citar

Silva, I. V. F. da, Silva, F. . M. e, & Cruz-Riascos, S. . (2022). Formação e desenvolvimento de coleções: competências profissionais do bibliotecário. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(1), 269–288. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/60272

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa | Research Articles