A formação de mulheres empreendedoras para o protagonismo social: entrelaces da gestão da informação e a mediação da informação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo evidenciar as práticas voltadas à formação empreendedora de mulheres e como essas ações favorecem o alcance do protagonismo social, a partir de uma análise dos arcabouços teóricos da gestão da informação e da mediação da informação. Para tanto, foram investigadas duas Organizações Não-Governamentais (ONG) gerenciadas por mulheres empreendedoras, enfatizando o alcance do protagonismo social. Quanto à metodologia, a pesquisa se caracteriza como descritiva, com abordagem qualitativa e quantitativa. Para o processo de coleta de dados foi aplicado um questionário com as gestoras das instituições Be. Labs Aceleradora e a ONG Aliança Bayeux Franco-Brasileira (ABFB). Os resultados evidenciaram que, as mulheres que concluíram as atividades formativas ofertadas nas instituições supracitadas, tornaram-se empreendedoras, mudando de vida e gerando impactos econômicos locais, portanto, alcançando uma postura protagonista. As gestoras participantes atuam como gestoras da informação, considerando a relevância da comunicação e interação com os sujeitos no âmbito das instituições, a fim de alcançarem os objetivos organizacionais.
Palavras-chave: Gestão da informação. Mediação da informação. Empreendedorismo. Protagonismo - Mulheres.