Gestão do conhecimento nuclear: etapas e produtos da implantação de modelo no LAPOC/CNEN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62041

Resumo

Este estudo de caso descreve as etapas e produtos da implantação do Modelo de Gestão do Conhecimento para a Administração Pública Brasileira (MGCAPB) no Laboratório de Poços de Caldas da Comissão Nacional de Energia Nuclear. Durante o trabalho de implantação do referido modelo foram executadas todas as etapas e ações nele recomendadas: autoavaliação; business case; definição de visão, objetivos e estratégias de GC; identificação e priorização de projetos; criação de uma estrutura de governança formal; definição de práticas; elaboração do plano de gestão do conhecimento; implementação e avalição de projeto piloto com posterior uso de lições aprendidas para expansão para toda a unidade; criação de documentos que discutiram e formalizaram estratégias para se lidar com questões essenciais à GC, como fatores críticos de sucesso, manutenção dos resultados, estratégias para lidar com resistências, plano de comunicação e métricas para avaliação contínua. Em termos documentais, foram produtos da implantação do modelo: Relatório de Implantação do MGCAPB; Planilha de Indicadores de Gestão do Conhecimento; Política de Confidencialidade, Acesso e Arquivamento de Documentos do Programa de Gestão do Conhecimento; e Portaria de criação do Grupo de Trabalho em GC. A implementação do modelo foi compreendida como um esforço que tornou o trabalho mais profissional, organizado e conectado às estratégias da unidade. Em relação ao MGCAPB e seu manual de implantação, os autores recomendam seu uso devido à sua capacidade de geração de valor para a GC, sua facilidade de compreensão e a disponibilidade de documentos modelo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto da Silva Alfenas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Brasil. Analista em Ciência e Tecnologia da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Brasil.

Danila Carrijo da Silva Dias, Universidade de Campinas

Doutoranda em Geociências pela Universidade de Campinas, Brasil.

Humberto Nicanor Rios Júnior, Comissão Nacional de Energia Nuclear

Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro, Brasil.

Daniela Villa Flor Montes Rey Silva, Comissão Nacional de Energia Nuclear

Doutora em Engenharia Mecânica pela Universidade de Campinas, Brasil.

Carlos Soares dos Santos, Comissão Nacional de Energia Nuclear

Mestre em Sistemas de Gestão - Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense, Brasil. Analista em ciência e tecnologia da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Brasil.

Downloads

Publicado

21-03-2022

Como Citar

da Silva Alfenas, R. A., Carrijo da Silva Dias, D., Rios Júnior, H. N., Villa Flor Montes Rey Silva, D., & Soares dos Santos, C. (2022). Gestão do conhecimento nuclear: etapas e produtos da implantação de modelo no LAPOC/CNEN. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(especial), 86–104. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62041

Edição

Seção

Número Especial: Colaboração, Transformação e Inovação