Gestão do Conhecimento: análise de modelos de maturidade de 2000 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62042Resumo
A Gestão do Conhecimento é um campo vasto em pesquisas e aplicações práticas em diversas organizações. Para aferir o amadurecimento do estágio organizacional de sua implementação faz-se uso de modelos de maturidade, mas essas estruturas apresentam deficiências que dificultam sua aplicação. Nesse ínterim, esta pesquisa tem por objetivo analisar a presença de aspectos imprescindíveis para aplicação de modelos de maturidade em Gestão do Conhecimento, a saber: dimensões, instrumento, níveis e método de análise. Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva que busca promover aprofundamento nesta temática por meio da análise de modelos de maturidade versus aspectos imperativos para sua aplicação, fazendo uso da descrição para exprimir os achados por meio do exame dessas estruturas. Para esse feito foi adotada a Análise de Conteúdo como técnica para exame dos modelos, visando identificar a presença dos aspectos supracitados, e a quantificação para expressar, de forma gráfica, alguns desses aspectos. A monta de 32 modelos de maturidade, circunscritos no intervalo de 2000 a 2017, foram analisados e conclui-se que: 1) os modelos analisados são incompletos em seus aspectos basilares; 2) nenhuma estrutura permite sua replicação por outrem sem a possibilidade de incoerências nos resultados; 3) não há uma harmonia entre os níveis e dimensões a serem adotados. Embora os estudos apresentem lacunas que não permitam aplicar os instrumentos integralmente, em conjunto esses municiam a proposição de um modelo de maturidade aplicável, de fato, às organizações. Há, portanto, oportunidade de desenvolvimento de novas estruturas que contemplem os elementos supracitados, sendo essa uma sugestão de pesquisa futura.