O que eu aprendi lá fora: retenção de conhecimentos por expatriados brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62043Resumo
A expatriação é uma oportunidade de auferir conhecimento no exterior e a repatriação representa a possibilidade de o indivíduo disseminar e aplicar esse conhecimento na organização. A organização, por sua vez, pode reter o conhecimento, aprimorar seus processos e aumentar seu capital intelectual. O expatriado é importante como fonte de capital humano e para a transferência de conhecimento. Contudo, verifica-se uma lacuna de estudos com o objetivo de investigar questões estratégicas resultantes do processo de expatriação, principalmente referente às questões estratégicas que envolvam retenção do conhecimento. O objetivo desta pesquisa é identificar e compreender a retenção de conhecimentos por expatriados brasileiros e a análise é o indivíduo. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com vinte expatriados brasileiros, tendo como unidade de análise, o indivíduo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado e aconteceram no modo virtual. Os resultados apresentam um conjunto de aprendizados resultantes da expatriação, com efeitos para os indivíduos, para o grupo que compartilhar relações de trabalho e para as organizações. Este estudo contribuiu para o campo da Gestão do Conhecimento, no sentido de ampliar o conhecimento em torno de conhecimentos retidos provenientes de experiências vividas por expatriados. Como limitação do estudo, destaca-se o fato de todos os expatriados terem sido expatriados para a África. Sugere-se que futuros estudos ampliem o destino dos expatriados, o que pode ampliar os tipos de aprendizados durante a expatriação.