O que eu aprendi lá fora: retenção de conhecimentos por expatriados brasileiros

Autores

  • Adriana Luvizotto Vieira UNICESUMAR
  • Hilka Pelizza Vier Machado UniCesumar

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62043

Resumo

A expatriação é uma oportunidade de auferir conhecimento no exterior e a repatriação representa a possibilidade de o indivíduo disseminar e aplicar esse conhecimento na organização. A organização, por sua vez, pode reter o conhecimento, aprimorar seus processos e aumentar seu capital intelectual. O expatriado é importante como fonte de capital humano e para a transferência de conhecimento. Contudo, verifica-se uma lacuna de estudos com o objetivo de investigar questões estratégicas resultantes do processo de expatriação, principalmente referente às questões estratégicas que envolvam retenção do conhecimento. O objetivo desta pesquisa é identificar e compreender a retenção de conhecimentos por expatriados brasileiros e a análise é o indivíduo. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com vinte expatriados brasileiros, tendo como unidade de análise, o indivíduo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas individuais com roteiro semiestruturado e aconteceram no modo virtual. Os resultados apresentam um conjunto de aprendizados resultantes da expatriação, com efeitos para os indivíduos, para o grupo que compartilhar relações de trabalho e para as organizações. Este estudo contribuiu para o campo da Gestão do Conhecimento, no sentido de ampliar o conhecimento em torno de conhecimentos retidos provenientes de experiências vividas por expatriados. Como limitação do estudo, destaca-se o fato de todos os expatriados terem sido expatriados para a África. Sugere-se que futuros estudos ampliem o destino dos expatriados, o que pode ampliar os tipos de aprendizados durante a expatriação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Luvizotto Vieira, UNICESUMAR

Mestre em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela Universidade Cesumar, Brasil. Professora da Universidade Cesumar, Brasil.

Hilka Pelizza Vier Machado, UniCesumar

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora da Universidade Cesumar, Brasil.

Downloads

Publicado

21-03-2022

Como Citar

Luvizotto Vieira, A., & Pelizza Vier Machado, H. . (2022). O que eu aprendi lá fora: retenção de conhecimentos por expatriados brasileiros. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(especial), 17–32. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62043

Edição

Seção

Número Especial: Colaboração, Transformação e Inovação