O impacto da transformação digital na sustentabilidade e a gestão do conhecimento em uma empresa de manufatura: um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62044

Resumo

Na atualidade as empresas que desejam um bom desempenho econômico, precisam prestar contas de sua performance nas áreas econômica, ambiental e social. A sustentabilidade deve estar presente em na estratégia das empresas com o objetivo de minimizar impactos ambientais e torná-las competitivas no mercado em que atuam. A sustentabilidade está na agenda da Organização das Nações Unidas que definiu um conjunto de metas e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste contexto, o propósito deste artigo foi verificar o impacto das ações de Transformação Digital e Gestão de Conhecimento no atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na área de sustentabilidade em uma empresa de manufatura, por meio de um estudo de caso. A visão filosófica contida nesse estudo é chamada pós-positivista, onde estuda-se e analisa-se como as causas influenciam nos resultados. A investigação e sustentação teórica foi realizada através de pesquisa bibliográfica e análise qualitativa dos constructos Sustentabilidade, Transformação Digital e Gestão do Conhecimento. Observou-se que o Roadmap de Transformação Digital da área de Sustentabilidade endereça o atingimento das metas do dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e contribui para a Gestão de Conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosangela Riccotta, Universidade nove de Julho Uninove

Mestre em Administração de empresa pelo Centro universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, Brasil. 

Ivanir Costa, Universidade Nove de Julho - Uninove

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Nove de Julho, Brasil.  

Downloads

Publicado

21-03-2022

Como Citar

Riccotta, R., & Costa, I. (2022). O impacto da transformação digital na sustentabilidade e a gestão do conhecimento em uma empresa de manufatura: um estudo de caso . Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(especial), 66–85. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62044

Edição

Seção

Número Especial: Colaboração, Transformação e Inovação