Prontidão das universidades federais para implantação de sistemas de gestão do conhecimento com base na norma ISO 30.401:2018
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62049Resumo
A pesquisa tem como objetivo indicar o estado de prontidão de universidades públicas federais brasileiras quanto à implantação de um sistema de gestão do conhecimento, tendo por base as diretrizes previstas na norma ISO 30.401:2018. Em complemento, a pesquisa objetivou ainda identificar e caracterizar os fatores críticos de sucesso para a implantação de um modelo de GC nas universidades públicas federais brasileiras que atenda aos requisitos apresentados na norma ISO 30.401:2018. Para atingir tais objetivos foi realizada pesquisa descritiva qualitativa, com base em revisão bibliográfica. A pesquisa teve duas fases: a primeira voltada à pesquisa documental por meio de levantamento e análise dos conteúdos disponibilizados nos sites institucionais e no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) com menção à Gestão do Conhecimento das Universidades Federais brasileiras. Na segunda fase foi aplicado questionário eletrônico aos profissionais das 63 UFs brasileiras. Como principais resultados da pesquisa, constatou-se que, apesar de fazer parte das prioridades estratégicas das UFs, a Gestão do Conhecimento ainda está em fase de desenvolvimento nas universidades federais brasileiras. Também foi possível verificar que as dimensões da ISO 30.401:2018 mais desenvolvidas são liderança (seção 5), planejamento (seção 6), contexto da organização (seção 4) e melhoria (seção 10). Por fim, a pesquisa identificou que os cinco fatores críticos de sucesso mais relevantes para a implantação da Gestão do Conhecimento nas UFs brasileiras são processos e atividades, tecnologia da informação, treinamento e educação, infraestrutura organizacional e estratégia e objetivos.