A gestão do conhecimento e o clima organizacional em uma organização militar da marinha: passos iniciais

Autores

  • Hercules Guimarães Honorato Instituto Naval de Pó-graduação
  • Helga Campos de Azevedo Guimarães Marinha do Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62051

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar o atual estágio de implantação do processo de Gestão do Conhecimento (GC) bem como a situação vivenciada em relação ao seu clima organizacional em uma organização militar (OM) da Marinha do Brasil (MB). Estipulou-se como problema desta pesquisa: em que medida a GC e o clima organizacional interferem na satisfação e no desenvolvimento laboral dos militares de uma organização da Marinha? A abordagem desta investigação é de cunho qualitativo, com pesquisas documental e bibliográfica como técnicas exploratórias iniciais. Como base empírica desejada a este estudo, foi utilizado e aplicado para toda a tripulação um questionário contendo 63 questões para a avaliação do clima organizacional. Os sujeitos da pesquisa foram os servidores militares e civis, ou seja, a tripulação, de uma OM da MB, situada na cidade de São Paulo. A instituição analisada contava, em 2017, com um total de 10 Oficiais e 13 Praças, sendo considerada de pequeno porte dentro da Administração Naval. A organização militar está em processo inicial de implantação da GC, o que foi verificado nas respostas de sua tripulação. Percebe-se ainda que o índice de satisfação da tripulação para com a organização, seus superiores e seus pares, é elevado, o que apresenta um bom clima organizacional. Com este estudo, pode-se entender como o clima organizacional interfere na satisfação e no desenvolvimento laboral de uma organização da Marinha, apresentando todos os problemas e anseios que podem resultar em um aumento da motivação de sua tripulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hercules Guimarães Honorato, Instituto Naval de Pó-graduação

Doutor em Política e Estratégia Marítimas pela Escola de Guerra Naval, Brasil. Mestre em Educação pela Universidade Estácio de Sá, Brasil. Professor do NI Instituto Naval de Pós-graduação, Brasil.

Helga Campos de Azevedo Guimarães, Marinha do Brasil

Especialista em Engenharia e Gestão da Qualidade pela Universidade de São Paulo, Brasil. Engenheira da Marinha do Brasil, Brasil. Capitão Tenente da Marinha do Brasil. 

Downloads

Publicado

21-03-2022

Como Citar

Guimarães Honorato, H., & Campos de Azevedo Guimarães, H. (2022). A gestão do conhecimento e o clima organizacional em uma organização militar da marinha: passos iniciais. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(especial), 138–153. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62051

Edição

Seção

Número Especial: Colaboração, Transformação e Inovação