Círculo do conhecimento: uma proposta metodológica para tratar problemas complexos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62053Resumo
Este estudo de caso apresenta a metodologia de engajamento e interação intitulada "Círculo do Conhecimento". O objetivo da metodologia é reunir pessoas, criar vínculos e construir um ambiente virtuoso de aprendizagem. A formação de um grupo de pessoas pertencentes à comunidade da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC colaborou para a criação deste ambiente. Encontros virtuais semanais ocorreram durante três meses, entre março e maio de 2021. Temas sobre os momentos de incerteza promovidos pela pandemia (MORIN, 2020) e o impacto do confinamento na vida pessoal e profissional dos participantes foram abordados. Metodologicamente, a experiência contou com técnicas da Teoria U, Working Out Loud e The Art of Hosting. Durante as práticas, ferramentas e aplicativos digitais - CoDigital, Mural, Discord, Zoom - e editor de texto e planilhas foram utilizados para a consolidação das ideias e geração de conhecimento coletivo. O anfitrião, responsável pela criação do grupo, assumiu o papel de condutor e facilitador e, durante a experiência, tornou-se um ator ativo nas conversas e interação. Matrizes foram construídas para explicitar os resultados obtidos dos temas abordados durante a realização do ciclo. Os resultados foram o compartilhamento de conhecimento, aprendizado coletivo e a formação de um caleidoscópio de ideias devido à troca de informações por meio de ferramentas online, inclusive colaborando para o aumento da literacia digital dos participantes. Também foi observado resultado efetivo com alto grau de engajamento coletivo devidas as práticas da comunidade utilizadas na gestão do conhecimento.