Círculo do conhecimento: uma proposta metodológica para tratar problemas complexos

Autores

  • Valeria Macedo Universidade Federal do Rio de Janeiro http://orcid.org/0000-0002-9874-3333
  • Andre Saito
  • Susi Meire Fátima Carvalho
  • Flávia Celidonio Fundação Instituto de Administração

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62053

Resumo

Este estudo de caso apresenta a metodologia de engajamento e interação intitulada "Círculo do Conhecimento". O objetivo da metodologia é reunir pessoas, criar vínculos e construir um ambiente virtuoso de aprendizagem. A formação de um grupo de pessoas pertencentes à comunidade da Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento – SBGC colaborou para a criação deste ambiente. Encontros virtuais semanais ocorreram durante três meses, entre março e maio de 2021. Temas sobre os momentos de incerteza promovidos pela pandemia (MORIN, 2020) e o impacto do confinamento na vida pessoal e profissional dos participantes foram abordados. Metodologicamente, a experiência contou com técnicas da Teoria U, Working Out Loud e The Art of Hosting. Durante as práticas, ferramentas e aplicativos digitais - CoDigital, Mural, Discord, Zoom - e editor de texto e planilhas foram utilizados para a consolidação das ideias e geração de conhecimento coletivo. O anfitrião, responsável pela criação do grupo, assumiu o papel de condutor e facilitador e, durante a experiência, tornou-se um ator ativo nas conversas e interação. Matrizes foram construídas para explicitar os resultados obtidos dos temas abordados durante a realização do ciclo. Os resultados foram o compartilhamento de conhecimento, aprendizado coletivo e a formação de um caleidoscópio de ideias devido à troca de informações por meio de ferramentas online, inclusive colaborando para o aumento da literacia digital dos participantes. Também foi observado resultado efetivo com alto grau de engajamento coletivo devidas as práticas da comunidade utilizadas na gestão do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valeria Macedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação UFRJ-IBICT (2016-2020(previsto)) Mestre em Administração da PUC/SP (2015)

Andre Saito

Doutor em Knowledge Science pelo Japan Advanced Institute of Science and Technology, Japão.

Susi Meire Fátima Carvalho

Mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Analista de sistemas no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, Brasil. 

Flávia Celidonio, Fundação Instituto de Administração

MBA em Gestão de Negócios, Inovação e Empreendedorismo pela Fundação Instituto de Administração, Brasil.

Downloads

Publicado

21-03-2022

Como Citar

Macedo, V., Saito, A., Carvalho , S. M. F., & Celidonio, F. (2022). Círculo do conhecimento: uma proposta metodológica para tratar problemas complexos. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 12(especial), 2–16. https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62053

Edição

Seção

Número Especial: Colaboração, Transformação e Inovação