O sistema de liderança nas organizações intensivas em conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2236-417X.2022v12nespecial.62060Resumo
Este estudo propõe analisar a liderança como sistema. Para tanto, este ensaio teórico se apoia no sistemismo e, a partir daí, localiza a organização como subsistema do sistema sociedade e a liderança como um subsistema da organização, que tem a função de desenvolver, promover inovações e mudanças ou dar suporte à gestão nesse sistema e no respectivo ambiente. Ser (ou estar) líder deve ser visto como um papel transitório a ser exercido por diferentes pessoas, em diferentes situações, para alcançar objetivos específicos. Como resultados, a atuação dos líderes é direcionada a facilitar a existência e a disponibilidade das informações necessárias e do conhecimento por meio de processos organizacionais, com um impacto significativo na efetividade organizacional. Da mesma forma, o apoio da gerência é um fator crítico para sustentar o sucesso da GC nas organizações, em que a liderança proporciona o ambiente de gestão que encoraja a GC por meio da criação e reutilização do conhecimento pelos membros da organização, fornecendo os recursos adequados. Conclui-se que o sistema de liderança é o conjunto de recursos e processos que operam para criar realidades na organização e que esse sistema alavanca a GC nas OIC por meio de 27 possíveis atividades. A discussão permite avançar no entendimento da importância que o sistema de liderança exerce sobre as organizações intensivas em conhecimento, que conectada ao sistema de gestão do conhecimento pode ativar a implementação da estratégia e conferir maior efetividade à organização.